1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

141114 mbindaAngola - AngoNotícias - O nacionalista angolano Afonso Domingos Pedro Van-Dúnem (Mbinda) faleceu hoje em Luanda aos 73 anos, vítima de doença, soube a Angop de fonte oficial.


Nascido em Luanda, em 7 de Setembro de 1941, o malogrado era até à data secretário do Bureau Político do Comité Central do MPLA para as Relações Internacionais.

MPLA lamenta morte Afonso Mbinda

O Bureau Político do MPLA expressou nesta sexta-feira, em comunicado, sentimento de pesar pelo falecimento do seu secretário para as Relações Internacionais e presidente do Conselho de Administração da Fundação Sagrada Esperança, Afonso Van-Dúnem "Mbinda", ocorrido hoje, por doença, em Luanda.

"Nacionalista de fortes e grandes convicções, Afonso Van-Dúnem Mbinda que contava 73 anos de idade dedicou toda a sua vida à causa do povo angolano, tendo ingressado nas fileiras do MPLA em 1961, aos 20 anos de idade", realça o comunicado do partido governante em Angola, chegado à Angop.

Precisa que durante a luta de libertação nacional, o nacionalista participou na Conferência Nacional do Movimento, em Léopoldville (actual Kinshasa, República Democrática do Congo), em 1962, e foi representante do MPLA em Lusaka, República da Zâmbia, e secretário particular do Presidente António Agostinho Neto.

Posteriormente, já na Angola independente, acrescenta o comunicado, Afonso Van-Dúnem "Mbinda" ocupou, sucessivamente, os cargos de director do gabinete do Presidente Agostinho Neto, de comissário provincial de Luanda, de ministro das Relações Exteriores, embaixador na ONU e, após as Eleições Gerais de 2012, de deputado da Assembleia Nacional, funções que suspendeu recentemente, por incompatibilidade.

"Nesta hora de profunda dor, o Bureau Político do Comité Central do MPLA curva-se perante a memória do camarada Afonso Van-Dúnem "Mbinda" e apresenta à família enlutada, em nome dos militantes, simpatizantes e amigos do partido, os seus mais sentidos pêsames", conclui o comunicado.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.