1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

JoseSerra1Portugal - Opera Mundi - [Marana Borges] Conferência contará com participação de Aécio Neves para debater 'Constituição e Crise'; presença de nomes pró-impeachment afastou políticos portugueses.


Aos gritos de "Não vai ter golpe", dezenas de manifestantes brasileiros e portugueses receberam em Lisboa nomes importantes da oposição ao governo de Dilma Rousseff, como o senador José Serra (PSDB), na abertura de conferência na Faculdade de Direito em Lisboa sobre "Constituição e Crise". O homem mais aguardado, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, coordenador do evento, entrou pela porta dos fundos.

“Há um movimento seletivo do Judiciário que incrimina alguns políticos e protege outros, mesmo que seus nomes apareçam nas investigações da Lava-Jato", afirmou a professora Danielle Pereira, 43 anos, em referência ao arquivamento pelo STF de apuração sobre o senador Aécio Neves, que fará uma palestra na quinta-feira (31/03), último dia da conferência. Danielle viajou a turismo a Portugal, mas fez questão de ir ao protesto.

O seminário expôs o clima de antagonismo na sociedade brasileira. Na longa fila à porta do anfiteatro, os participantes brasileiros, todos de gravata ou salto alto, trocavam impressões sobre a capital portuguesa. Questionados sobre a crise política, em geral não escondiam a antipatia pelo governo. Alguns, porém, temeram dar declarações públicas. Não foi o caso do conselheiro federal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Caio César Rocha, que diz apoiar o impeachment de Dilma, "em conformidade com a OAB".

Do lado de fora da faculdade, os manifestantes, respaldados pela polícia, ocuparam a escadaria principal com faixas. Os pesquisadores, turistas, estudantes e trabalhadores emigrados eram provenientes de diversos estados do Brasil. O deputado estadual Felipe Attiê (PP-MG), defensor do impeachment, disse que se tratava de "pessoas pagas pelo PT". Depois, referiu com orgulho e em pormenores o número de votos que ele próprio obteve nas Legislativas de 2012 em Uberlândia: 8.395.

Crise política

Nos bastidores, o possível uso político da conferência causou desconforto entre os portugueses. O presidente Marcelo Rebelo de Sousa (centro-direita) e o primeiro ministro socialista António Costa não compareceram. Nem sequer líderes dos partidos de centro-direita, como o ex-premiê Pedro Passos Coelho e seu ex-vice, Paulo Portas, estiveram no evento.

Esta ausência pode ser lida como um receio de se associar a uma possível tentativa de angariar legitimidade internacional à destituição da presidenta Dilma.O embaixador do Brasil em Portugal, Mario Vilalva, descartou qualquer implicação do gênero, dizendo que a conferência já está na quarta edição. Mas enfatizou, com entusiasmo, que "este auditório nunca esteve tão cheio".

No dia em que o PMDB oficializou sua saída da base governista, o auditório lotado ouviu o vice-presidente Michel Temer, em videoconferência gravada, saudar o "novo clima" de reformas constitucionais que o Brasil viveu a partir de 1995 — coincidindo com o mandato de Fernando Henrique Cardoso — e que permitiu o fim dos monopólios estatais e o incentivo à iniciativa privada. Uma clara virada política do então maior partido aliado.

Horas antes do anúncio oficial do fim da aliança, Gilmar Mendes, sempre com fala calma e postura confortável, já tecia conjeturas: "Vamos ter um agravamento da crise política e de governança". Ele ainda alegou que "nos últimos 14, 15 anos" instalou-se no país uma cleptocracia (governo de ladrões), e conclamou a Justiça a resguardar o Estado de Direito. À saída da faculdade, o vice-presidente do Senado Jorge Viana (PT-AC), voz dissidente entre os convidados, retomou o mote do respeito constitucional para alertar sobre "o risco de o Brasil ver sua Constituição ser rasgada com a conivência de setores do Judiciário". 

Confira o vídeo do protesto aqui:

https://www.facebook.com/samiazevedo/videos/982454425124434/


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.