1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

Schuhmann lotta atene 1896Grécia - Opera Mundi - [Max Altman] Olimpíadas ocorreram em Atenas, na Grécia, com a participação de 280 competidores oriundos de 13 países; apenas atletas homens puderam participar.


Em 6 de abril de 1896, os Jogos Olímpicos, uma tradição que remontava à Grécia antiga e estava há muito perdida, renasceu em Atenas 1.500 anos depois de terem sido proibidos pelo imperador romano Teodósio I. Na cerimônia de abertura dos Jogos de Atenas, os primeiros da Era Moderna, o rei Jorge I da Grécia e uma multidão de 60 mil espectadores deram as boas-vindas a atletas de 13 países.

Os primeiros Jogos Olímpicos de que se tem registro aconteceram na cidade-Estado grega de Élis, em 776 a.C., mas é geralmente aceito que, por essa ocasião, os Jogos já tinham 500 anos de existência. Os antigos Jogos Olímpicos aconteciam a cada quatro anos, durante as comemorações religiosas em homenagem a Zeus. No século VIII a.C., participantes vinham de uma dezena ou mais de cidades gregas e, já no século V a.C. de mais de 100 cidades do mundo helênico. Inicialmente, a competição olímpica se limitava a corridas a pé. Mais tarde, outras modalidades foram adicionadas, inclusive luta (hoje luta greco-romana), pugilato (hoje boxe), corridas de cavalo e de biga e competições militares. O pentatlo foi introduzido em 708 a.C. e consistia de corrida, salto em distância, arremesso de disco e de dardo e luta.

Com a ascensão de Roma, os Jogos Olímpicos declinaram e, em 393 d.C., Teodósio - um cristão - aboliu a competição como parte de seus esforços para suprimir o paganismo no Império Romano.

Com o advento da Renascença, a Europa deu início ao seu longo fascínio com a antiga cultura grega. Nos séculos 18 e 19, algumas nações sediaram festivais folclóricos e desportivos informais relacionando-os à denominação “Jogos Olímpicos”. No entanto, somente em 1892 foi que um jovem barão francês, Pierre de Coubertin, propôs seriamente reviver os Jogos Olímpicos como uma grande competição internacional a acontecer a cada quatro anos, nos anos bissextos. Numa conferência pronunciada durante um encontro desportivo internacional em Paris em junho de 1894, Coubertin novamente levantou a ideia e os 79 delegados de 9 países a aprovaram por unanimidade. O COI (Comitê Olímpico Internacional) foi imediatamente formado e os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna foram programados para 1896 em Atenas, a capital da Grécia.

Em Atenas, 280 participantes de 13 nações competiram em 43 eventos, cobrindo atletismo, natação, ciclismo, luta, levantamento de pesos, esgrima, tiro e tênis. Todos os competidores eram homens e alguns dos participantes eram turistas que ali se encontravam e lhes foi permitido participar. As competições de atletismo foram levadas a cabo no Estádio Panatenaico, originalmente construído em 330 a.C. e reformado para os Jogos de 1896. Os norte-americanos ganharam 9 dos 12 eventos do esporte-base. Os Jogos Olímpicos de 1896 foram palco também da primeira maratona, que seguiu o mesmo curso de 40.225 metros, percorridos na antiguidade por um soldado grego trazendo notícias da vitória sobre os persas da localidade de Maratona até Atenas em 490 a.C. Em 1924, estabeleceu-se que o padrão da maratona teria exatamente 42.195 metros. Coincidentemente, um grego, Spyridon Louis, ganhou a primeira maratona nos Jogos Olímpicos de Atenas de 1896.

Pierre de Coubertin tornou-se presidente do COI em 1896 e comandou os Jogos Olímpicos em seus primeiros e difíceis anos, quando faltava o necessário apoio popular e os Jogos eram uma espécie de apêndice de exposições e feiras internacionais. Somente em 1924, levados a cabo em Paris, aconteceram os primeiros Jogos verdadeiramente bem-sucedidos. Envolveram mais de 3 mil atletas, entre eles mais de 100 mulheres, de 44 nações. Os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno também foram realizados naquele ano. Em 1925, Coubertin se aposenta. Os Jogos Olímpicos passam a ser vistos como a competição esportiva internacional mais importante. Nos Jogos Olímpicos de Sydney, Austrália, em 2000 mais de 10 mil atletas de 200 países competiram, inclusive perto de 4 mil mulheres. Em 2004, Os Jogos voltaram a Atenas com mais de 11 mil atletas de 202 países. Num momento de orgulho para os gregos e de emoção para os espectadores, a competição de arremesso de peso foi realizada no mesmo local dos Jogos da Antiguidade em Olímpia.

Os extraordinários Jogos Olímpicos de Pequim em 2008 também reuniram mais de 11 mil atletas e mais de 4 mil mulheres de 205 países.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.