1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

19313411 yHFotPortugal - Diário Liberdade - O ciclo terá seis sessões, que acontecerão nos meses de março, abril e maio nas instalações da Juventude da Galiza – Centro Galego de Lisboa (Júlio de Andrade 3, zona do Campo dos Mártires da Pátria).


Os '(Des)Encontros galego-portugueses' é um ciclo de eventos a decorrer em março, abril e maio de 2016, com organização do Centro de Estudos Galegos (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e Juventude da Galiza – Centro Galego de Lisboa.

O objetivo deste ciclo é programar uma serie de conferências, debates e outros eventos sobre as relações históricas e atuais entre as sociedades e as culturas galega e portuguesa, atendendo a diferentes aspetos.

Língua, Democracia, História e Cultura da Fronteira, A Lisboa mais galega e Emigração galega em Portugal são as áreas temáticas que o programa aborda, somando um especial no dia 20 de maio por causa do Dia das Letras Galegas 2016.

Programa

  • 4 de março, 19:00. 'Galego, a língua invisível' (Marco Neves, tradutor e professor na FCSH/NOVA; José Ramom Pichel, investigador especializado em sistemas de tradução). Marco Neves, numa palestra intitulada 'Galego: a língua invisível', tentará encontrar respostas para as dificuldades que os portugueses costumam ter para reconhecer o galego e apresentará as vantagens que um eventual reencontro com esta língua poderia ter para Portugal. José Ramom Pichel, por sua vez, estudará o apagamento do galego dos relatos históricos oficiais de Portugal e avaliará os horizontes que a convergência com a língua portuguesa pode outorgar aos falantes de galego nos próximos anos.
  • 18 de março, 19:00. Paula Godinho, falará da história do Couto Misto, o mítico espaço da fronteira galego-portuguesa, concretamente do tratado assinado em 1864 pelos estados português e espanhol, bem como das resistências populares ao mesmo.
  • 8 de abril, 19:00. 'Dos gallegos de exportação à Eurorregião. Visões lusas da Galiza e os galegos' (Carlos Pazos, UMinho). Versará sobre as imagens e os estereótipos que sobre a Galiza e as pessoas galegas foram construídas em Portugal ao longo da história.
  • 22 de abril, 19:00. Projeção do documentário 'Santa Liberdade' (2004), de Margarida Ledo Andión, que nos aproxima do sequestro do barco Santa Maria realizado por lutadores antifascistas portugueses, galegos (Xosé Velo Mosquera e Jorge Soutomaior) e de outras nacionalidades ibéricas em 1961.
  • 7 de maio, 16:00. Itinerário guiado pelos espaços e a história da comunidade galega em Lisboa, partindo do Centro Galego.
  • 20 de maio, 19:00. Especial Dia das Letras Galegas 2016, dedicado a Manuel Maria. 'Voltar a Portugal, dourada luz que ilumina' (Mercedes Queixas Zas, AELG), sobre as relações do escritor homenageado em 2016 com Portugal.

Com informações do Blogue do Minho e o Centro de Estudos Galegos da Universidade Nova de Lisboa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.