1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

AvosPraçaMaioArgentina - Opera Mundi - Homem de 38 anos nasceu em cativeiro na cidade de Tucumán e vive na Província de Santa Fé; hoje será realizada entrevista coletiva para explicar caso.


As Avós da Praça de Maio anunciaram, nesta segunda-feira (30/11), a recuperação de mais um neto sequestrado durante a ditadura militar do país (1976 a 1983). Trata-se do 119º encontro e é a primeira vez que a mãe biológica ainda está viva.

Mãe e filho se encontrarão pela primeira vez hoje (01/12) em Buenos Aires, quando serão oferecidos mais detalhes sobre o caso, em uma entrevista coletiva de imprensa na sede das Avós da Praça de Maio.

“Felizmente outro homem conheceu a verdade sobre sua origem e os convidamos a compartilhar a feliz notícia conosco”, manifestou a organização de direitos humanos no país por meio de um comunicado.

De acordo com a imprensa argentina, trata-se de Mario Bravo, que hoje vive em Santa Fé. Ele nasceu em cativeiro em Tucumán em 1977.

Primeiro contato

“Não há registros de que filhos e mães tenham se encontrado nesses casos de desaparecimento forçados durante a ditadura”, disse Bravo, em entrevista concedida à rádio Renacer Regional de Santa Fé.

O primeiro contato entre mãe e filho foi realizado por telefone, contou. Nas conversas, a mãe, cuja identidade ainda não foi revelada, lembrou “momentos muito difíceis que sofreu” durante a prisão.

Após o nascimento de Mario, sua mãe ficou dois anos presa “sempre ameaçada e com o agravante de que depois esteve no governo de Tucumán o repressor Antonio Domingo Bussi (1995-1999)”.

Assim, ela começou a busca por ele em 2007, quando se cadastrou no Banco de Dados Genéticos. Ele foi comunicado do resultado há dez dias.

“Hoje escuto sua voz, quando nasceu apenas escutei seu choro, não sabia se era menino ou menina, porque estava de olhos vendados”, contou Bravo em referência às declarações da mãe.

Em sua conta no Twitter, Ignacio Montoya Carlotto, neto de Estela Carlotto, comemorou o encontro: “como sempre a grata e maravilhosa notícia de encontrar outro neto. O 119!”.

O último encontro ocorreu em 5 de novembro, quando foi restituído o neto 118, de Delia Giovanola de Califano.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.