1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (7 Votos)

comicioVenezuela - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] O chavismo jogou boa parte das fichas na fase final da campanha das eleições legislativas que acontecerão no domingo, 6 de dezembro de 2015.


Último comício chavista antes das eleições, em Caracas (03/12). Foto: Alejandro Acosta

O próprio presidente Nicolás Maduro se envolveu nos palanques, em várias cidades do país, assim como o fez todo o primeiro escalação e a militância como um todo. Foram inauguradas várias obras. Na quinta-feira, 3 de dezembro, foi inaugurada uma fábrica de ônibus construída pelos chineses, e também foi aprovado o Orçamento de 2016 com 42% do total destinado aos programas sociais, com o voto contrário da direita. A campanha oficial contra a direita se concentrou na manutenção dos programas sociais, na “radicalização da Revolução Bolivariana” e no anti-imperialismo.

A direita tem ocultado o verdadeiro programa. Não fala nada sobre a privatização da PDVSA (Petróleos de Venezuela) nem sobre a eliminação dos subsídios e dos programas sociais. Os nomes dos candidatos e até dos partidos políticos foram ocultados; só se fala na MUD (Mesa de Unidad Democrática). Promete a dolarização dos salários que hoje, devido à mega desvalorização do Bolívar, representam algo como US$ 20 por mês. Promete a eliminação das longas filas para a obtenção dos produtos subsidiados, da cesta básica. Promete o combate à violência urbana e à corrupção.

Leia também:

Eleições parlamentares de 6 de dezembro: o mais difícil desafio da Revolução Bolivariana

'Se a direita ganhar, não teremos mais moradias, que aqui são gratuitas, nem nada mais'

O ato do encerramento da direita, da MUD, aconteceu em Caracas no dia 2 de dezembro. Contou com umas centenas de pessoas, muitas delas perceptivelmente que atuavam como contratados, e somente candidatos locais. Isso, apesar da participação de grupos musicais famosos.

Veja fotos do ato da oposição (se tem problemas para visualizar o quadro abaixo, clik aqui):

Veja fotos do ato chavista (se tem problemas para visualizar o quadro abaixo, click aqui.)

O encerramento da campanha chavista aconteceu no dia 3 de dezembro em Caracas com força total. A Avenida Bolívar, a principal da cidade, ficou lotada de ponta a ponta, com vários palanques, além do palanque presidencial. O objetivo foi dar uma demonstração de força, além de fortalecer os ânimos da militância na reta final. Com o slogan 1×10, o chavismo busca que cada militante traga outras dez pessoas para votar, pois, na Venezuela, o voto não é obrigatório.

Leia ainda:

Às vésperas das eleições legislativas, chavismo desponta como favorito apesar da crise econômica

'Hoje temos uma república onde as comunidades conseguem influenciar na tomada de decisões'

Dirigentes comunistas são alvo de atentado e ameaças na Venezuela

As pesquisas, controladas pela direita, apontam para a vitória dos candidatos direitistas de lavada, por 25% a 50% de diferença.

A derrota do chavismo para a direita na Assembleia Nacional, caso aconteça, deverá provocar o colapso dos programas sociais e do próprio chavismo como é conhecido hoje. Além disso, no próximo ano, a direita poderá chamar um referendo revogatório para tirar o governo do presidente Nicolás Maduro do poder. Essa situação poderá levar a rachas dentro do PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), em torno do qual se agrupa o GPP (Grande Polo Patriótico), que representa a base de apoio do governo. Hoje já aparecem claramente setores do chavismo fortemente ligados aos movimentos sociais e outros mais ligados ao aparato estatal, mais burocratizado.

Alejandro Acosta é cientista social, colaborador do Diário Liberdade e escreve para seu blog pessoal.

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.