1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

171110_nampulaMoçambique - Canalmoz - O director clínico do Hospital Central de Nampula (HCN), Dr. Anselmo Vilanculos, disse, em entrevista ao Canalmoz, que a insuficiência de médicos especializados, sobretudo nacionais, constitui um constrangimento para aquela que é a maior unidade sanitária da região norte do país.


Segundo o nosso interlocutor, neste momento a grande dificuldade está na área de dermatologia que não dispõe de nenhum médico. A médica que outrora prestava aqueles serviços terminou o contrato que a ligava ao sector público da Saúde e regressou ao seu país de origem.
O nosso entrevistado disse que outra dificuldade com que o HCN se debate neste momento é a fraca comunicação com a província de Niassa, no procedimento de transferência de doentes daquele ponto para Nampula.
Vilanculos sublinhou que a seguir à malária, as doenças mais frequentes que dão entrada naquele centro hospitalar são casos ligados a traumas provocados por acidentes de viação e violência doméstica. Deu a conhecer que este tipo de casos estão a crescer, facto que preocupa o HCN.
A fonte lamentou o facto de estarem ainda a receber casos que não deviam ser recebidos naquele hospital por serem do nível quaternário.

Corrupção e maus tratos

Instámos ao nosso entrevistado a falar do fenómeno da corrupção e maus tratos no HCN. Respondeu que os mesmos tendem a reduzir. "Quando os casos são denunciados tomamos medidas".
Sem avançar nomes, Vilanculos tratou de destacar um caso que sucedeu e poderá culminar com a expulsão do agente envolvido no episódio.
O director clínico do Hospital Central de Nampula garantiu estar a viver-se um novo quadro de atendimento melhorado no HCN.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.