1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

201010_acucarMoçambique - Canalmoz - As quatro açucareiras nacionais registaram até final de Setembro do ano corrente uma produção global de 193.340 toneladas de açúcar e 75.723 toneladas de melaço a partir de um total de 1,9 milhões de toneladas de cana moída. A produção representa um baixo desempenho da indústria açucareira, apesar de um aparente aumento de produção de cana em relação ao mesmo período do ano passado.


Segundo o Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI), entre as açucareiras de Maragra, Mafambisse, Marromeu e Xinavane, esta última é a única com resultados aparentemente positivos, comparativamente ao mesmo período do ano transacto.O cenário acima descrito deveu-se à recuperação de um grande problema enfrentado no ano passado que resultou em produção muito baixa. O aumento da capacidade de processamento da fábrica passou de 150 toneladas de cana por hora em 2009, para 380 toneladas a partir da campanha em curso.
Apesar desta aparente melhoria, a Açucareira de Xinavane ainda enfrenta problemas da qualidade da cana.
As outras açucareiras mostram claramente um progresso negativo em relação ao ano passado.
O CEPAGRI aponta também que a açucareira de Marromeu continua com o problema de qualidade da cana que possui um conteúdo da fibra elevado, dificultando, desta forma, o processo de extracção de açúcar. Como resultado tem havido maiores proporções de melaço do que de açúcar, esclarece o CEPAGRI.
Ainda de acordo com o CEPAGRI, o maior problema que afectou todas as açucareiras na presente campanha "foi o atraso no arranque da mesma devido às condições agroclimáticas como é o caso do prolongado período das chuvas, sobretudo na vizinha África do Sul, que provocou inundações em algumas áreas, impossibilitando a colheita no período previsto".
E mais, "os resultados desta campanha mostram uma baixa eficiência, visto que enquanto a produção de açúcar aumentou em 18 por cento, a de cana e melaço aumentou em proporções maiores, sendo de 28 por cento e 35 por cento, respectivamente.
Entretanto, apesar das adversidades os operadores deste ramo esperam que a produção prevista para esta campanha seja superior à produção atingida no ano passado. O fecho da campanha está previsto para Novembro próximo.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.