1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

081110_isaura_gomesCabo Verde - A Semana - A presidente da Câmara Municipal de S.Vicente, Isaura Gomes, acaba de pedir a suspensão do mandato por um período de seis meses. O pedido está sendo analisado na sessão da Câmara, que começou hoje de manhã, 8, nos Paços do Concelho.


Esta decisão vem a pôr termo às substituições persistentes e de curta duração que a edil de S.Vicente vinha fazendo, desde a segunda semana de Fevereiro do ano passado, por motivos de saúde.

Com este novo pedido, fica aberto o caminho para o actual substituto, Augusto César Neves, suceder Isaura Gomes na presidência da Câmara. É que, segundo circula entre os ventoinhas, esta é estratégia encontrada pela cúpula do MpD para levar Isaura a renunciar, daqui a seis meses, o mandato, já depois das eleições legislativas de 2011. Isso caso o estado de saúde dessa autarca se mantiver frágil.

Uma outra corrente, esta próxima da oposição (PAICV), confidenciou a este jornal que o objectivo é aproveitar dessa situação para que a Isaura Gomes, renunciado o mandato de presidente da Câmara, possa vir a ser o cabeça-de-lista do MpD por S.Vicente nas legislativas de 2011.

Especulações à parte, qualquer que venha a ser a solução encontrada, não vai ser fácil para Isaura Gomes e o MpD continuar a gerir esta situação inédita a nível do poder local em Cabo Verde. É que, além dos processos judiciais em curso sobre os alegados caso de corrupção na venda de terrenos, salta à vista de todos que o estado de saúde de Zau mergulhou a CMSV numa confusão institucional sem precedentes, caracterizada por uma presidência interina e de gestão corrente da autarquia, com prejuízos para a ilha.

Diante de tudo isso, é quase certo que venham surgir, nos próximos dias, várias reacções dos partidos políticos e da sociedade civil mindelense sobre a situação de crise institucional por que passa a autarquia mindelense desde há nove meses.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.