1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

021110_maputoMoçambique - Canalmoz - Algumas praças e rotundas da cidade de Maputo encontram-se num estado de total descuido. Falta-lhes um pouco de tudo. Em regra, as praças e rotundas desta urbe não têm um plano de revitalização. O estado em que se encontram mostra a incapacidade da edilidade na criação de parcerias com os floricultores para garantir a manutenção de uma simples relva. Em muitas praças e rotundas, a rega é manifestamente relegada à chuva. Mas em Maputo, como em todo o país, falta chuva. Por isso, à semelhança do que aconteceu e acontece com alguns jardins municipais, os espaços concebidos para a recreação e/ou ócio público ficam ao cuidado do acaso e marginalizados.


Um lugar onde em tempos apetecia tirar uma foto, hoje espevita repulsa. De longe, não há um plano de gestão direccionado a essas praças a ponto de lhes faltar manutenções de rotina.
Às praças, diga-se, falta até o que nem sempre requer tanto dinheiro (relva), já que a "exiguidade de orçamento" tem sido o "chavão" usado para justificar a falta de vontade política na concepção de programas que confiram à urbe uma estética almejada.

Praça 16 de Junho

A Praça 16 de Junho está situada no Distrito Urbano de Nlhamankulu, concretamente no bairro da Malanga. Ali onde inicia o prolongamento da avenida 24 de Julho. Aquela praça é o cúmulo do descuido pelo Município de Maputo. A vala de drenagem que a circunda anda suja. O capim, com o lixo à mistura, a olhos vistos e sob indiferença da edilidade, cresce vertiginosamente.
Uma das pontecas que dá acesso à mesma praça, desde que desabou aquando das chuvas que caíram em Fevereiro deste ano, ainda não foi reconstruída. A relva daquela praça está a secar pouco a pouco, pois a praça virou um campo de futebol infanto-juvenil. No meio da semana, os miúdos jogam à bola. No fim-de-semana, outros jovens vão lá "dar gosto ao pé" e, dessa feita, contribuem para a degradação da relva. Ninguém vê isto.

Praça dos Trabalhadores

Estamos no Distrito Urbano de KaMpfumo, no bairro Central. Defronte ao simbólico edifício do Caminhos-de-ferro de Moçambique (CFM), encontramos a Praça dos Trabalhadores. No seu centro há uma escultura de uma mulher com uma cobra que se ergue dos seus pés.
À semelhança das restantes praças, a Praça dos Trabalhadores está com a relva a secar, pois a rega depende da chuva. De verde a relva tende a um castanho – sinal de seca e esmaecimento. Alguns marginais, incluindo os rapazes que se dedicam à lavagem de carros nas redondezas, não raras vezes, penduram-se naquele monumento e fazem das suas. O município não vê que o espaço precisa de um outro tipo de tratamento.

Praça 25 de Junho

Ainda nos encontramos no Distrito Urbano de KaMpfumo, bairro Central, junto à Fortaleza de Maputo localiza-se a Praça 25 de Junho. Diferentemente de outras praças, esta, pelo menos, tem algumas torneiras para rega. Contudo, a relva não transmite sinal de vida. As plantas tendem a secar. O tratamento que têm não é adequado.

Praça da Juventude

No distrito urbano de KaMavota, bairro de Magoanine, da Praça da Juventude só ficou o nome. A praça como tal já é dos camionistas que se dedicam ao comércio de areia e também daqueles que, segundo as autoridades, vendem combustível de origem duvidosa, pese embora não fazerem algo para contornar o cenário.
Sobre a Praça da Juventude já se propalou projectos e mais projectos de reabilitação, mas até agora nada feito. As promessas não têm passado disso mesmo. O Município de Maputo, várias vezes, expulsou os que agora ocupam aquele local, mas voltou-se sempre à primeira forma.
Ainda no Distrito Urbano de KaMubukwana há duas rotundas entregues também ao "Deus dará". Uma no bairro George Dimitrov e outra no bairro Luís Cabral.
No bairro George Dimitrov, no cruzamento entre as avenidas de Moçambique e Maria de Lurdes Mutola temos a rotunda comummente designada de "Rotunda São Roque". Nela só se vê capim.
A rotunda (na terminal inter provincial da Junta) no bairro Luís Cabral, desde que foi construída aquando da reabilitação e ampliação da EN1 – troço da brigada montada/Jardim – não chegou a ter algum tratamento que a tornasse num lugar vistoso. Não houve e nem há sequer relva.
Aquela praça tem servido de sanitário público a céu-aberto. Árvores não há. Os painéis publicitários da Vodacom instalados no local têm servido de sombra para vários vendedores das redondezas.

(Emildo Sambo)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.