1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

 

MonspiralGaliza - Praça - [Carlos C. Varela] Numa ocasião Filgueira Valverde baixou até à Guarda à procura de um círculo lítico.


Devia estar mexendo nas tojeiras de Santa Tegra quando se encontrou com um paisano, bom conhecedor do dito círculo. “Nele tinham os mouros as suas assembleias”, explicou-lhe ao senhorito de Ponte Vedra. A mentalidade camponesa percebia os círculos como símbolos da democracia concelhil, geometria das iguais e do comunal, tal como demonstra um abundante folclore da arqueologia.

Há uma história política da geometria social: conhecemos mais sobre a ideologia de um grupo pola sua distribuição espacial nos ajuntamentos do que polos seus ‘-ismos’. Na sociedade do concelho aberto o círculo é omnipresente: falava-se da ‘rolda’ para referir-se à vezeira, ao turno de participaçom nos trabalhos comunais, à ordem em que cada casa se encarregava do concelho, ao percurso que fazia o zelador para avisar das assembleias… A comunidade, organizada numa reciprocidade generalizada, via-se a si própria com um círculo; sem ângulos dominantes, sem ninguém mais perto do centro do que as demais. Com a sua descomposição passa-se do círculo às geometrias hierarquizadas: das danças e festas em corro, como um corpo coletivo, à individualização e unidirecionalidade do espetáculo; do Entrudo em que se punem as pessoas que não participam, aos desfiles de Carnaval com espetadores.

Mas o círculo democrático europeu já estava ferido; não por acaso os labregos ingleses percebiam os círculos de fungos não como assembleias, senão fairy circles –e fairy com o duplo significado de fada e ‘maricas’-; igualmente os castelhanos falam de corros de brujas. O círculo vinha marcado a lume e ferro polo brutal ataque ao comunitarismo pré-moderno que supujo a caça às bruxas. Com ela constrói-se  imaginário do aquelarre, a demonização –literalmente- do círculo. Mas do aquelarre, escreve o historiador Carlo Ginzburg, “uma vez eliminados os mitos e adornos fantásticos, descobremos uma reunião de gente, acompanhada por danças e promiscuidade sexual”, isto é, uma festa labrega. Prova de que a bruxaria que perseguiam, o terrorismo da época, não era outra cousa que a autonomia comunitária face ao nascente capitalismo.

O ataque teve tanto sucesso que continua vivo na linguagem atual, e o imaginário do aquelarre aparece continuamente. As capas de vários jornais espanhóis falavam recentemente do “aquelarre de Durango”, em referência a uma conferência de imprensa de ex-presos políticos bascos que queriam mostrar a sua adesão ao processo de paz. Também se rastreja na literatura galega de Pardo Bazán a Noriega Varela, que cada vez que descrevem mais de duas mulheres juntas transformam-nas em bruxas. Em “banda organizada”.

Na Terra Ancha, 14 de setembro de 2014

para Patxi, meigo

P.S: De quando em quando saia-lhe o habitus camponês a Outeiro Pedraio, e punha-se a ver o mundo em chave comunitária, em círculo: no verão “falavam os patrons por riba das capias dos muros cando as pegas se amoream nos outeiros no seu concelho aberto pola castanheira”; e no relato O angaceiro das estradas são os mesmíssimos caminhos os que se reunem em concelho aberto.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.