1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

320px Ribadelago1Galiza - Diário Liberdade - As praga de barragens sofrida pola Galiza ao longo do século XX deixou mortes humanas diretas, adicionalmente às catástrofes ecológicas, culturais e sociais. A única pessoa condeada foi um simples operário, sem ser nunca avaliada a influência das pressas no processo construtivo ou o descasso numha poupança temerária.


Foto de FirkinCat (CC BY 3.0) - Monumento às vítimas do desastre da barragem da Veiga.

Na madrugada do dia 9 de janeiro de 1959, a barragem da Veiga da Tera rompeu a montante da aldeia de Riba de Lago. Os cerca de 8 milhons de metros cúbicos de água contidos pola obra civil, cairam de vez sobre a aldeia, matando 144 pessoas e sendo recuperados apenas 28 cadáveres. O resto descansam ainda no fundo do Lago de Seabra, e 57 anos depois do desastre, continuam com vida pessoas afetadas ou que perdérom familiares e pessoas conhecidas naquela noite de 8 para 9 de janeiro. Embora a aldeia foi reconstruida numha outra localizaçom, Riba de Lago Novo, o local original nunca foi abandonado completamente: com 37 moradoras e moradores, hoje está a ser recuperado.

A barragem da Veiga foi construida pola ditadura fascista de Francisco Franco, a mesma que ocultou na imprensa oficial o desastre, em pleno éxtase dos pantanos - o Estado espanhol chegou a ser o segundo do mundo em número de grandes barragens, apesar do gravíssimo e irreparável impacto ambiental desse tipo de obras. Com graves deficiências na construçom, segundo confessárom operários participantes nas obras, resistiu apenas três anos de uso. No entanto, a única pessoa com sentença condenatória foi um simples operário, sem ser avaliada a influência das pressas no processo construtivo ou o descasso numha poupança temerária. Um caso que, em inícios do século XXI, tem capítulos similares no país. Também se perdeu, nos caminhos através da hierarquia franquista, a ajuda económica internacional - o caso despertou grande interesse em todo o mundo.

Atos no dia 9 em Riba de Lago Novo

Ao longo do dia 9 Riba de Lago Novo terá atos de lembrança do desastre, incluindo charlas, projeçons de documentários e atos por volta das tradiçons na comarca da Seabra.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.