1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

150715 foratouradasGaliza - Diário Liberdade - Depois da suspensom de qualquer colaboraçom do novo governo corunhês à organizaçom de touradas na cidade, agora a Deputaçom de Ponte Vedra, governada por PSOE e BNG, compromete-se à "eliminaçom de subsídios dedicados à organizaçom de touradas".


O coletivo 'Touradas fora de Ponte Vedra' emitiu um comunicado celebrando essa decisom institucional, incluída no acordo de governo provincial entre o PSOE e o BNG.

Eis o comunicado na íntegra:

Todas as pessoas contrárias ao cruel negócio das touradas estamos a receber boas notícias nos últimos dias. Notícias que nos animam a continuar, com mais força ainda, na peleja por fazer das touradas objeto de estudo para historiadoras e historiadores.

Um exemplo é a “eliminação de subsídios dedicados à organização de touradas” nas Deputações, ponto que aparece expressamente recolhido no acordo programático entre PSOE e BNG para o governo das instituições provinciais, entre elas a de Ponte Vedra.

De Touradas fora de Ponte Vedra manifestamos a nossa alegria por esta decisão, que supõe um novo avanço do movimento abolicionista galego posto que é fruto de anos de mobilizações a cada vez mais numerosas e que estão a dar resultados concretos. Fiscalizaremos a ação de governo na Deputação para exigir que este acordo programático seja cumprido.

O fim do governo de Rafael Louzán e do PP na Deputação provincial deve supor, por fim, a eliminação total das ajudas económicas diretas às touradas e ao seu entramado. A compra de bilhetes para as touradas, a publicidade do Patronato Rias Baixas na praça de Ponte Vedra, o financiamento de atividades da Coordinadora de Peñas e qualquer outra forma de apoio às touradas têm que converter-se em cousas do passado, de um triste passado encabeçado por um Louzán que foi o principal apoio ao lobby da tortura animal.

Mantemos ao novo governo, ademais, a nossa demanda de que se clarifiquem as ajudas reais adjudicadas ao negócio taurino no período de Louzán, cujo governo se caraterizou pelo obscurantismo e a negativa a informar-nos sobre esta questão.

Para finalizarmos, queremos aproveitar a ocasião para parabenizar os governos da Marea Atlántica na Corunha e de PSOE, CxG e BNG em Sárria por terem acabado com o apoio municipal ao entramado taurino, um apoio que mantinha vivo esse negócio com dinheiro público de maneira artificial, posto que o seguimento popular às touradas é mínimo.

Estas decisões supõem uma vitória do movimento antitouradas galego e demonstram que a mobilização social tem êxito com trabalho e constância. Em Ponte Vedra este esforço deve continuar, é por isto que vos convocamos a uma nova manifestação o sábado 8 de agosto, para reclamar com mais força o fim de subsídios e convénios e, finalmente, das touradas.

Ponte Vedra, 15 de julho de 2015


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.