1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

070915 gzcatGaliza - Galiza com Catalunya - Apresenta-se publicamente hoje o manifesto "Galiza com Catalunya. Solidariedade com o povo catalão", que promovido por um grupo de pessoas do ámbito do soberanismo e independentismo galego e cidadãos da Catalunya residentes ou vinculados com a Galiza.


A iniciativa do Manifesto parte da iniciativa "Vamos Junt@s", criada no mês de Junho para promover uma manifestação unitária do conjunto do nacionalismo e independentismo galego no 25 de Julho, e promovido pol@s escritores/as Teresa Moure, Sechu Sende e Igor Lugris.

À proposta de realizar uma recolhida de apoios e mostra de solidariedade com o processo catalão, somaram-se outras pessoas galegas e catalãs dispostas a promover este chamado.

O manifesto recolhe que processo eleitoral que se está a viver na Catalunya tem um evidente carater plebiscitário, co procura, por parte duma boa parte das forças políticas e sociais catalãs dum caminho cara a independência nacional.

As pessoas asinantes, declaram-se defensoras do Direito de Autodeterminação dos povos, e da legitimidade do povo catalão para decidir livremente o seu futuro.

É por isso que realizam um chamado público à solidariedade com o proceso soberanista catalão e fam um apelo ao conjunto do povo galego a mostrar publicamente esse apoio aderindo ao dito manifesto.

O Manifesto pode ser lido e assinado no blogue criado polo grupo promotor para recolher apoios na seguinte ligação::
https://galizacomcatalunya.wordpress.com/

A seguir reproducimos na integra o Manifesto, incluindo as assinaturas do grupo promotor.

Manifesto Galiza com Catalunya

Solidariedade com o povo catalão

O processo eleitoral que está a viver Catalunya tem um evidente caráter plebiscitário. Uma parte das forças políticas e sociais daquele país está a caminhar, decididamente, para a independência, procurando a construção duma maioria social que referende a ruptura com o estado espanhol.

Da Galiza, as pessoas abaixo assinantes fazemos um chamado público à solidariedade com o processo soberanista catalão, e realizamos um apelo ao conjunto do povo galego a mostrá-la publicamente aderindo a este manifesto.

Como pessoas que acreditamos no Direito de Autodeterminação dos povos, defendemos a legitimidade do povo catalão para decidir livremente o seu futuro, e nesse sentido mostramos o nosso apoio às organizações políticas, sindicais, sociais e culturais, que defendem a independência da Catalunya.

Assinantes iniciais:

Xavier Coma Viñas
Susana Montesinos Amado
Antón Fernández Escuredo
Igor Lugris
Sechu Sende
Teresa Moure


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.