1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (5 Votos)

220511_concentracaoriodejaneiroBrasil - Diário Liberdade - Os protestos que se espalham pelo mundo inteiro, com a madrilena praça de Puerta del Sol como centro, atingiram o Brasil definitivamente. Na altura, 692 cidades do mundo abrigam protestos relacionados com a questão.


Sexta-feira, um pequeno grupo de pessoas mobilizou-se em Salvador (Bahia) para somar-se aos protestos. Também sexta-feira em São Paulo, cerca de 30 pessoas protestaram no Consulado do Estado espanhol.

Mas ontem o Rio de Janeiro e São Paulo abrigaram dois eventos que juntaram numerosas pessoas. No caso de São Paulo, que no twitter está sendo difundido sob os hashtag #CampaSampa #acampadasaopaulo e #brazilianrevolution, a mobilização juntou, mais uma vez, cerca de 30 pessoas.

No Rio de Janeiro decorreu a maior concentração no Brasil

O evento carioca, foi o mais numeroso do Brasil dos relacionados com os fatos que começaram em Madri a 15 de maio. A manifestação, que juntou por volta de 60 pessoas, saiu da Torre Rio Sul (local onde fica o consulado do Estado espanhol) pelas 14:00 h, e caminhou até 220511_concentracaoriodejaneiro2Copacabana para fazer o protesto mais visível. Nas faixas, escritas em galego-português, catalão e espanhol, apareceram lemas como "Somos o que fazemos para mudar o que somos", "A crise do capital que a paguem os bancos", "A política vai ser nossa", "Não queremos emigrar, queremos trabalhar", "Criando Poder Popular", "Stop corrupção", "Rio com muito Sol" –em referência à praça de Madri na que decorrem as maiores concentrações-, etc. ...

As e os manifestantes, entre @s quais espanhóis/las, catalães, basc@s, galeg@s, brasileir@s, italianas... organizaram uma assembleia após a caminhada, na qual cerca de 40 pessoas trocaram ideias e salientaram a necessidade de o protesto ser continuado. O movimento do Rio de Janeiro não emitiu, porém, nenhum manifesto. Participantes permaneceram no local até quase 20:00 h, recebendo a solidariedade e adesão de numerosas pessoas. Amanhã, a convocatória é às 15:00 na orla da Praia de Copacabana, frente ao Copacabana Palace.

Texto de convocatória

O movimento do Rio de Janeiro não emitiu nenhum comunicado. Sim foi publicado, na sexta-feira, um texto de convocatória:

- Diante da situação de crise generalizada atual nos territórios do Estado espanhol e no mundo inteiro, decidimos dar uma resposta, em conjunto com todos os lugares que neste momento abrigam manifestações de reação popular.

- Manifestamo-nos contra a gestão da crise que se está fazendo desde um sistema capitalista em queda livre, resgatado pelas organizações neoliberais à custa de cortes sociais no ámbito laboral, sanitário, educativo... e materializados em desemprego de 21%, aumento da idade de aposentadoria e privatização de serviços públicos básicos, entre outras questões.

- Contestamos um sistema político que margina o poder de decisão do povo, mantendo pessoas e organizações fraudulentas e corruptas, e desprezando as minorias.

- Solidarizamo-nos com as e os companheir@s que ocupam o espaço público, em protestos que juntam milhares em Madri, na Catalunha, no País Basco, na Galiza e em todos os territórios do Estado espanhol; e exigindo o direito a decidir e trabalhar ativamente no diz a respeito do nosso futuro.

CONCENTRAREMO-NOS, SÁBADO DIA 21 DE MAIO ÀS 13:00 h

NO CONSULADO DO ESTADO ESPANHOL no RIO DE JANEIRO

Endereço: Lauro Muller, 116 – Torre Rio Sul (Leme/Botafogo)

Fotografias do Diário Liberdade, de livre reprodução de preferência citando fonte - 1. Assembleia em Copacabana, 2. Os e as concentradas caminharam desde o Consulado Espanhol até Copacabana.

Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.