Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

9253467801 387d82b67c zBrasil - MLT - O Movimento de Luta pela Terra (MLT) vem a púbico repudiar as declarações da nova ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), que, durante entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, mostrou desconhecer a realidade da divisão de terras no Brasil.


Foto da Comissão de Assuntos Econômicos (CC by-nc/2.0) - Kátia Abreu.

A entrevista foi concedida à jornalista Mônica Bergamo e publicada na manhã desta segunda-feira, 05, com título destacando uma afirmação da ministra que, na avaliação do MLT, é equivocada e mentirosa: ‘Não existe mais latifundiário no Brasil, diz nova ministra da agricultura’.

Além de insultar os movimentos sociais de luta pela terra com esta declaração, Kátia Abreu continuou com o show de frases absurdas durante a entrevista. Em outro momento, questionada sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215, que tramita no Congresso Nacional e se aprovada passará a responsabilidade da demarcação de terras indígenas para o Congresso, a ministra afirmou que ‘os índios saíram da floresta e passaram a descer nas áreas de produção’. Uma frase que demostra a falta de sensibilidade em relação não só a situação dos povos indígenas, mas também sobre questões de desigualdades sociais do Brasil.

Desta forma, observando tais comentários e posicionamentos, do MLT acreditam que a escolha da presidente Dilma Rousseff pelo nome de Kátia Abreu foi um erro grosseiro e de mau gosto. "Não podemos admitir que a maior representante do agronegócio do país comande um Ministério de fundamental importância para o desenvolvimento do Brasil".

O abismo social causado pela concentração de terras sobre domínio de um pequeno grupo de ruralistas é um dos principais entraves para o desenvolvimento do homem do campo. Dados do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) reforçam a existência da alta concentração de terras nas mãos de poucos. A pesquisa mais recente do Instituto, realizada em 2010, demonstra que 55% das terras do Brasil pertencem a grandes propriedades. Deste total, cerca de 40% são terras improdutivas e apenas 15,8% são responsáveis pela produção da agroindústria.

Apesar de a presidente Dilma ter firmado o compromisso de mudar esta realidade durante os quatros anos de seu primeiro mandato (2001 – 2015), observamos que muito pouco foi feito. Mesmo com um mínimo avanço na Reforma Agrária no Brasil, o MLT se revestiu de esperança com a vitória, em 2014, de Dilma Rousseff, acreditando que um salto significativo seria alcançado no seu segundo governo, a partir do dia 01 de janeiro de 2015. Porém, a partir da indicação da ruralista, os militantes do MLT se mostraram extremamente ressabiados.

Toda a decepção por parte do movimento – que há 21 anos luta para conquistar dignidade para os povos campesinos do Brasil – veio à tona a partir do pronunciamento oficial da nova ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, durante a entrevista. A pouca esperança que o MLT nutria foi totalmente aniquilado a partir das declarações da senadora.

"Acreditamos que a postura do Governo Federal em não reconhecer a realidade do latifúndio no Brasil é uma forma de estagnar a luta pela terra e, como maior gravidade, iniciar um retrocesso que pode ter como consequência a perda de direitos e benefícios conquistados pelos assentados, agricultores familiares, homens e mulheres do campo" -explicam.

Afirmam, portanto, categoricamente, à sociedade brasileira, à ministra Kátia Abreu e à presidente Dilma Rousseff que o latifúndio não acabou, ao tempo que consideram que a declaração é uma inverdade que está revestida de intenções que não condizem com a realidade da luta pela terra no Brasil e nem com a representatividade de um Governo que se diz de progressista.

Desta forma, do MLT exigem, por parte do Governo Federal, uma retratação oficial em relação às declarações da nova ministra.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.