Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

Augusto de Campos foto Omar Khouri janeiro de 2011 300x194Brasil - PGL - [José Carlos da Silva] O poeta Augusto de Campos, um dos criadores da poesia concreta, junto com seu irmão Haroldo de Campos e Décio Pignatari, recebeu o Prêmio Ibero-americano de Poesia Pablo Neruda, oferecido pelo conselho Nacional de Cultura de Artes do Chile.


Segundo o ministro da Cultura do Chile, Ernesto Ottone, que anunciou dia 23 de junho a premiação, esta foi a primeira vez que um poeta brasileiro é agraciado com este prêmio, criado em 2004.

Augusto de Campos, de 84 anos de idade, foi eleito por unanimidade pelo júri, composto pelos autores Silvia Guerra (Uruguai), Juan Manuel Roca (Colômbia) e pelos chilenos Carmen Berenguer e Oscar Hahn. O poeta foi comunicado da premiação por telefone, devendo comparecer ao Chile em outubro para receber o prêmio das mãos da Presidente Michelle Bachelet, que incluiu um diploma, uma medalha e dinheiro. A premiação foi criada em 2004, em homenagem ao centenário de nascimento do poeta, conta com o patrocínio da Fundação Pablo Neruda e dá ao vencedor US$ 60 mil.

Escritor, ensaísta e tradutor, Augusto de Campos nasceu em São Paulo em 1931. Seu primeiro livro de poemas – O Rei menos o Reino – foi publicado em 1951. O último, Poetamenos, foi lançado em 2014. Ao todo, são 20 livros de poesia, além de diversos ensaios e traduções, inclusive de poesias de Ezra Pound e Maiakovski, entre outros renomados poetas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.