Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

281215 fogoBrasil - RBA - Instituto de Pesquisas Tecnológicas cobra fortalecimento de pontos estruturais abalados por incêndio que destruiu Museu da Língua Portuguesa no último dia 21


Após vistoria na tarde de hoje (27), técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) recomendaram a realização de novas obras na Estação da Luz. O terminal de trens, na região central da capital paulista, fica no mesmo prédio do Museu da Língua Portuguesa, que teve seu interior completamente destruído por um incêndio na última segunda-feira (21). Técnicos do órgão estiveram no local para avaliar as condições da edificação, construída no século 19, depois dos reparos emergenciais.

A vistoria estava inicialmente prevista para esta segunda-feira (28). Como essa primeira etapa das obras foi concluída mais rápido do que o esperado, os técnicos anteciparam a visita. Entre as recomendações estava a retirada de escombros e o escoramento de paredes. “Nós verificamos que há mais pontos fragilizados e pedimos para reforçar mais alguns pontos”, disse um dos técnicos do IPT que participou da vistoria, José Theóphilo Leme de Moraes. Segundo ele, com a limpeza de parte das áreas afetadas foi possível detectar novos riscos à estrutura.

O laudo do IPT serve de base para a Defesa Civil Municipal e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) decidirem pela reabertura da estação. O terminal é ponto final de duas linhas de trens metropolitanos. Em uma parte não atingida pelo incêndio funciona ainda a interligação com dois ramais de metrô, que continuam funcionando normalmente.

Um dos trabalhos que continuará sendo feito agora é o chamado atirantamento, quando paredes opostas são amarradas com cabos de aço para dar mais sustentação à estrutura. “Amarrar uma parede contra outra parede. Para se houver qualquer tendência (de queda) e um dos lados, uma ajuda outra”, explicou Moraes. O técnico estima que sejam necessários pelo menos dois dias para realização dos novos reparos.

Os custos da reforma emergencial estão sendo cobertos pela organização social responsável pelo Museu da Língua Portuguesa. No entanto, o seguro do prédio já foi acionado.

O incêndio no prédio do Museu da Língua Portuguesa, que não tinha liberação do Corpo de Bombeiros, soma-se a outros eventos decorrentes de degradação e falta de investimentos em manutenção por parte do governo do estado de São Paulo – como Memorial da América, Instituto Butantan, Estação Ciência, Museu do Ipiranga, todos espaços voltados para cultura, educação e pesquisa.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.