Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

17316399604 32e5b2200c zBrasil - PCO - Presidente da Câmara dos Deputados quer votar PEC que reduz a maioridade penal para 16 anos ainda neste mês e o PT apresenta proposta que aumenta repressão contra jovens.


Foto do Senado Federal (CC by/2.0)

Após a votação da "reforma política", a Câmara dos Deputados deve colocar em discussão a Proposta de Emenda Constitucional de redução da maioridade penal, que abre a possibilidade do encarceramento de jovens de 16 e 17 anos. A pauta foi anunciada durante o final de semana nas redes sociais pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

"A comissão especial da redução da maioridade penal deve concluir seu trabalho ate dia 15 de junho e levaremos imediatamente ao plenário" afirmou Cunha no seu site oficial no Twitter, completando que "além dessa polêmica teremos ainda muitas outras, já que não vamos deixar de levar a votação matéria porque um grupo do PT não quer".

Além de querer votar ainda este mês, o presidente da Câmara pretende criar um referendo junto às eleições municipais sobre a redução da maioridade.

A redução da maioridade penal, prevista na PEC 171 estava parada na Câmara dos Deputados desde 1993, quando foi apresentada por um deputado do PP e só entrou em discussão no atual ano.

Em oposição a esta proposta, a presidente Dilma Rousseff deve fazer coro com um projeto similar de autoria do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) e um projeto do senado Aécio Neves (PSDB). O primeiro propõe o aumento da pena a jovens que cometerem crimes graves para até oito anos, através de mudança no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o segundo o aumento da pena para adultos que envolverem menores de 18 anos em crimes. Em suma, as mudanças que Dilma pretende apoiar é outra via de reduzir a maioridade penal.

O vice-presidente Michel Temer, do mesmo partido que Eduardo Cunha, afirmou ser contra que a presidência se posicione sobre esta discussão. O posicionamento do vice, que também está no controle da articulação política do governo, deve tornar ainda mais difícil para o PT articular a votação contrária à PEC da redução da maioridade.

A retomada da discussão sobre a maioridade mostra que a direita golpista não está recuando e que o PT, por outro lado, mantém sua política capituladora e conciliadora. É preciso por um fim em toda a legislação repressiva e nas tentativas da direita de ampliar esta repressão.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.