Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

golpistasBrasil - Diário Liberdade - [Roberto Bitencourt da Silva] Neste domingo, na esteira das manifestações reacionárias que se desenrolam no país, chamou bastante a atenção uma faixa estendida na Avenida Paulista: "Aqui não é a Venezuela". 


No que tange às referidas manifestações, aquela é a única mensagem ou ideia com a qual tendo a concordar com a turma reacionária, vestida com o verde-amarelo "by CBF". Uma turma teleguiada, sobretudo, pelas Organizações Globo.

Do ponto de vista histórico, remotamente, Brasil e Venezuela guardam em comum a experiência de um passado colonizado, escravista e oligárquico, que ainda hoje possui força de incidência sobre as suas respectivas estruturas sociais.

Contemporaneamente, ambos os países, na condição de periferia capitalista, apresentam uma inserção econômica e tecnologicamente dependente no "sistema-mundo" (como chama Immanuel Wallerstein ao capitalismo mundial, hierárquico e desigualmente espoliativo).

Entretanto, em relação às vivências políticas dos últimos anos, nos respectivos países, é difícil discordar da mensagem veiculada pela faixa dos manifestantes reacionários. Realmente, o Brasil não é a Venezuela, porque se fosse:

1.       Já teria implementado a reforma agrária.

2.       Já teria investido mais de 20% do orçamento do governo federal em educação pública (a).

3.       Já teria reestatizado empresas estratégicas, que permitem ao país exercer alguma soberania efetiva sobre o seu destino.

4.       Já teria incrementado mecanismos constitucionais de participação popular direta nos rumos dos governos e maior controle público sobre as ações dos governantes e partidos, como o instituto do "recall".

5.       Já teria implementado o marco regulatório das comunicações e a Globo, senão perdesse a concessão de radiodifusão, teria decisivamente reduzido o seu poder de influência semimonopólica, simbólica, política e socialmente perniciosa.

6.       Em vez de um governo, dito de esquerda, subserviente ao capital e que se submete docilmente às forças sociais e políticas mais reacionárias, teríamos um governo anti-imperialista e popular, que não tergiversa com os guardiões de uma ordem social, econômica e internacional anacrônica.

Noves fora as diferenças em destaque, o único traço de semelhança entre o Brasil, de hoje, e a Venezuela bolivariana é a existência de uma empedernida direita reacionária. Por ora, nas ruas brasileiras, especialmente paulistanas, essa direita abraça a polícia, tira suas "selfies", é incentivada, entre outros, pelo telejornalismo da Globo e da Band e rumina inúmeras barbaridades antidemocráticas. No mais, por razões radicalmente distintas, concordo com a faixa: "Aqui não é a Venezuela". Seguramente, nada a ver.

(a) Consultar: http://www.vermelho.org.br/noticia/244336-7 ;   http://www.ebc.com.br/educacao/2015/04/paises-precisam-aumentar-investimento-em-educacao-diz-unesco ;    http://www.brasil.gov.br/governo/2015/03/orcamento-de-2015-e-aprovado-pelo-congresso .

Roberto Bitencourt da Silva – doutor em História (UFF), professor da FAETERJ-Rio/FAETEC e da SME-Rio.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.