Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

mtstBrasil - MTST - Declaração pública do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) sobre as eleições de 2014.


Foto: manifestação em São Paulo organizada pelo MTST.

O MTST tem realizado lutas em várias partes do Brasil por moradia digna e Reforma Urbana. Em nossa atuação de pressão sobre o Estado em seus diversos níveis não nos pautamos por quem está no governo. Temos rigorosa autonomia em relação a qualquer partido político e essencialmente a qualquer governo.

Isso não significa que sejamos apolíticos. Muito pelo contrário. Defendemos mudanças profundas na política e na organização social brasileira. Mas acreditamos que essas mudanças se constroem com luta e organização popular.

Avaliamos que a Reforma Urbana e demais Reformas populares que os trabalhadores brasileiros necessitam não serão conquistadas nessa configuração institucional. O financiamento privado de campanha e os demais vícios do sistema político brasileiro fazem das eleições um jogo onde os interesses populares não têm vez.

Não que os partidos e candidatos sejam todos iguais. Essa é uma percepção falaciosa e despolitizada. Um governo que dialoga com as organizações populares não é a mesma coisa de outro que reprime e criminaliza. Assim como partidos e candidatos que defendem transformações populares e o combate aos interesses da elite devem ser valorizados. Por isso, a possibilidade de um retrocesso nos preocupa bastante.

Nas eleições presidenciais, nos identificamos com muitas propostas da candidatura de Luciana Genro (PSOL), que buscou incorporar as posições dos movimentos populares - incluindo o MTST - em seu programa. Reconhecemos ainda a resistência expressa em outras candidaturas no campo da esquerda. No entanto, sabemos que suas chances reais de disputa são muito pequenas, exatamente pelo domínio dos interesses econômicos sobre o processo eleitoral.

Nas eleições para os governos estaduais e para o legislativo também reconhecemos candidatos que representam propostas que defendemos. E buscaremos apresentar e indicar aos trabalhadores sem-teto organizados pelo MTST esses casos.

No entanto, por todos os motivos que temos apresentado em nossas lutas, reafirmamos que nosso caminho não é a participação em campanhas eleitorais. Continuaremos, independentemente do período eleitoral, mobilizados nas ruas para arrancar os direitos que sempre foram negados à maioria.

Nossos sonhos não cabem nas urnas. Nosso voto é no poder popular!

Coordenação Nacional do MTST.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.