Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (8 Votos)

dilmaBrasil - Diário Liberdade - [Alejandro Acosta] A Selic, ou taxa básica de juros, já se encontra em 13,75%. Muito longe dos 7,25%, que foram o piso no primeiro governo Dilma, e na direção dos 26% que atingiu no segundo governo de FHC.


Foto: Ichiro Guerra (CC BY-NC 2.0)

A Selic é usada como referência em algumas operações públicas, fundamentalmente, para os empréstimos que o BC e os bancos públicos fazem para os capitalistas. Ou seja, é um instrumento para repassar dinheiro público subsidiado. Uma parte dos títulos públicos são cotados em cima da Selic, mas o percentual deles, indexado pela Selic, tem sido reduzido e trocado por outros mecanismos de indexação. Na prática, os títulos públicos passaram a render, na média, 2% a 3% acima da taxa Selic.

Leia também: Brasil: juros (Parte I): Paraíso dos especuladores financeiros

Os lucros dos bancos, apesar de continuarem em patamares estratosféricos, têm caído, impactados pelos altos provisionamentos para cobrir a falta de pagamentos. O aumento da Selic tem provocado a retomada dos aumentos das taxas de juros sobre a população. As estelionatárias tarifas bancárias representam outros dos mecanismos para engordar os lucros dos banqueiros.

Os principais países, em escala mundial, usam o mesmo mecanismo para manter a economia capitalista funcionando, o que equivale a garantir os lucros dos capitalistas com recursos públicos. O dinheiro público quase sem limites é emprestado pelos governos a baixíssimas taxas que, a seguir, é emprestado a taxas muito maiores ou aplicado diretamente na especulação financeira, rendendo suculentos lucros, em operações denominadas carry trade (toma lá e dá cá).

O grau de concentração da crise capitalista mundial no estado burguês continua aumentado sem parar. Os investimentos públicos estão paralisados. O parasitismo público atinge níveis assustadores. Nenhuma grande empresa, no Brasil ou em qualquer país do mundo, hoje conseguiria se sustentar pelas próprias pernas. Essa situação reflete o esgotamento histórico do sistema capitalista, que somente consegue funcionar mediante operações altamente artificiais, ao mesmo tempo que representa uma semente da sociedade futura, o socialismo, dentro do capitalismo, da mesma maneira que o crescimento das cidades e do comércio representavam uma semente da sociedade burguesa no seio da Idade Média.

Para o próximo ano, está previsto um novo colapso capitalista em larguíssimas proporções. Os fatores materiais que estão na base da pacificação das massas, cada vez mais, ficam comprometidos. Esta é a base do inevitável confronto entre a burguesia e o proletariado.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.