Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

360px TransgenreatParis2005Brasil - Diário Liberdade - [Pamela Sobrinho] Fico me perguntando porque tanto reboliço com a foto da Viviany Beleboni na Parada LGBT de São Paulo, me pergunto mais ainda onde está escrito que eu não posso fazer criticas ou analogias a religião cristã? Desde quando o seu sagrado tem que ser o meu sagrado? Ou será que tanta falação tem a ver com o fato da moça ser trans? 


Foto de Kenji-Baptiste OIKAWA (CC by/sa/3.0) - Uma ativista transexual.

Não é de hoje que a publicidade brasileira usa a imagem de cristo em suas publicidades , ou grandes "divas" como Madona ou Lady Gaga também usaram, isso pode, porque ambos são voltados para o publico hetero, cis, branco, rico ou seja quais são as características de um público de elite, não a elite do dinheiro, mas a elite de padrão convencional de nossa sociedade, sociedade essa que é machista,sexista e patriarcal. Sociedade que admite comerciais e programas televisivos objetificando a mulher, a cultura do estupro, a violência, a gordofobia e etc, programas que colocam esteriótipos nas pessoas, tratando-as como personagens, mas é a mesma sociedade que não admite a diversividade cultural e sexual.

Onde a religião nos é enfiada pela garganta, não respeitando o direito constitucional, conforme o Art.5 º da constituição Federal Brasileira de 1988:

"Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

VI - e inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;"


Para quem não sabe, nosso Estado é Laico, ou seja, ele não possui uma religião oficial para garantir os direitos de liberdade de escolha e opinião, mas é o mesmo Estado que ensina Educação Religiosa na escola e possuí bíblias e crucifixos em locais públicos, o mesmo Estado que pessoas pertencentes a comunidade LGBT tem seus direitos violados e marginalizadas, o mesmo Estado onde a religião tem mais poder do que os interesses de seu povo.

Mas o que me proponho a discutir é, porque tanto ódio? Será mesmo que é porque acharam a imagem uma blasfêmia ou porque o personagem envolvido pertence a uma comunidade marginalizada, além de mulher é trans. Até quando devemos engolir expressões de "dois diferentes não fazem filhos por isso não podem ser uma família" ou "isso é um desrespeito a nossa religião", o que é que faz com que algumas pessoas sejam consideradas melhores do que outras? Porque a mesma imagem reproduzida por um grupo marginalizado pela sociedade atual pode gerar mais espanto do que quando reproduzida pela mídia. Porque ainda considerar essas pessoas anormais sendo que elas são tão normais quanto eu ou você. Até quando a religião do outro vai interferir na minha opinião?

E o pior, até quando nosso Estado vai admitir que esses grupos de extrema direita tomem decisões sobre o que é melhor para nosso corpo. Não sou trans, sou mulher, hetero, cis, branca e classe média, não sou a melhor pessoa para entender ou discutir com amplitude algumas questões sobre a comunidade LGBT, chamo-os para a discussão e opinião, mas como agnóstica me sinto afrontada diante desse discurso de blasfêmia cristã, e com certeza apoio a atitude da Viviany Beleboni, e usando as palavras da mesma sobre o acontecido "Usei as marcas de Jesus, que foi humilhado, agredido e morto. Justamente o que tem acontecido com muita gente no meio GLS, mas com isso ninguém se choca."

Vamos refletir, vamos discutir, porque só assim os direitos vão ser respeitados, e eu digo não ao extremismo, ao preconceito, ao machismo, a homofobia e todos os outros males que atingem nossa sociedade


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.