Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

8f78932a 38c1 451e 959c dd39558009daBrasil - Diário Liberdade - O brasileiro Yasser Jamil Fayat é militante da causa palestina e acaba de lançar um livro de poesias sobre a luta palestina intitulado “Nosso verbo é lutar: todos somos palestinos”. O autor está agora em processo de difusão e apresentação do livro.


"Há mais de 60 anos o povo palestino luta e resiste ao processo de colonização europeia sionista em suas terras. Em todas as formas de expressões desse movimento palestino anticolonialista esteve sempre presente a forma artística da poesia. Isso porque ela possui uma brilhante, longa e sólida posição na cultura árabe, tradicionalmente oral, mas também escrita e por ser uma das formas privilegiadas de reflexão e apropriação popular da cultura de resistência e combate" - explica Yasser, autor do livro e médico infectologista pediátrico (Campos Novos, SC, 1982), para além de militante da causa palestina.

Yasser indica que é por isso que "é comum vermos pessoas do povo declamando poesias de luta e resistência escritas desde a Nakba (A grande catástrofe de 1948). Não é menos significativo o registro que um dos traços marcantes e comuns das políticas de colonização sempre foi a destruição da cultura do colonizado. Nesse aspecto o assassinato e prisão de poetas palestinos traduzem a relevância desses para a resistência e a cultura palestina e árabe.

Os poemas da obra de Yasser fazem justiça ao longo percurso de lutas do povo palestino e à tradição literária de combate da poesia desse heroico povo. Mais do que isso, assumem integralmente o posicionamento em favor e como parte atuante desta mesma luta, que articula vários substratos temáticos que, em palavras do autor, são: a luta contra o Imperialismo, a luta contra o Colonialismo, a luta contra o racismo e a segregação étnica, a luta pela terra e seus recursos, a luta pela autodeterminação de uma identidade étnica própria, a luta contras as elites locais subservientes (burguesias locais árabes), a luta pelos direitos humanos e a luta por um novo modelo societário para Palestina.

A decisão do autor pelo formato de poemas, mesmo com as limitações que essa forma literária impõe à redação, visa abrir a possibilidade atrativa do diálogo entre literatura e política fazendo com que a forma literária da poesia torne-se mais convidativa a esse conteúdo tão sério como é a causa palestina.

O livro está separado em cinco capítulos:

I. Elucidando a causa: contém um poema extenso com o objetivo de explicar os principais movimentos e a essência do fenômeno de colonização sionista, assim como, dar apontamentos de sua antítese à luta de libertação palestina.

II. Só a luta liberta: contém um conjunto de poemas curtos com o objetivo de exporem o extenso panorama da luta de libertação palestina.

III. Um povo que luta: fotos que incluem imagens da Nakba; movimentos e lideranças palestinas de resistência à colonização; lideranças anticolonialistas em apoio à causa palestina; primeira Intifada 1987; todos na luta contra a colonização; arte e luta.

IV. Cenas da luta palestina: poemas que condensam cenas da vida palestina.

V. Voz que não se cala: homenagem que contém foto, nota bibliográfica e textos de Ghassan Kanafani, que sintetizam a tomada de posição e luta da geração pós-67.

À venda na livraria Gramsci do Rio de Janeiro

O livro pode ser adquirido na Livraria Antonio Gramsci Rua Alcindo Guanabara, 17, térreo, Cinelândia, Rio de Janeiro. e-mail livraria@piratininga.org.br, telefone (21) 2220 4623.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.