Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

mstBrasil - Terra Sem Males - [Paula Zarth Padilha] Após mais de dez anos de tramitação de dois processos na Justiça Federal de Cascavel, o Incra obteve sentença favorável contra as empresas Araupel e Rio das Cobras Reflorestamento.


Acampamento Herdeiros da Terra de 1º de Maio, maior acampamento de sem terra do Paraná. Foto: MST

A sentença reconhece que as terras onde está instalado o Assentamento Celso Furtado são pertencentes à União, por ser região de fronteira, e não são passíveis de usucapião pela Araupel. A área foi cedida de forma irregular pelo governo do estado à empresa. A justiça tornou definitiva a posse da área a favor do Incra.

A sentença refere-se a 23 mil hectares de uma área total de 63 mil hectares, onde também está localizado o maior acampamento de trabalhadores rurais sem terra do Paraná, o Herdeiros da Luta – 1º de maio.

"É uma decisão histórica porque enfrentou uma questão mal resolvida no passado. O Incra questionou o domínio da área, o título da terra e a fiscalização do uso social do local. Agora o próximo passo é propor a nulidade da área restante e legalizar os demais acampamentos", comemora Nilton Bezerra Guedes, superintendente do Incra no Paraná.

Para Miranda, da direção nacional do MST e coordenador do acampamento Herdeiros da Luta, é importante que agora o Incra agilize o pedido de regularização das áreas restantes. "Nós estávamos ansiosos, já falamos com o povo sobre a decisão da justiça, que é importante, mas o restante da área também deve ser destinado urgente para a reforma agrária", pondera um dos líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

A Araupel ainda pode recorrer em outras instâncias da justiça, mas obteve diversas derrotas nestas ações: seu pedido de indenização foi julgado improcedente e a Rio das Cobras deverá restituir o valor de R$ 75 milhões que foram pagos em um acordo previsto no ano de 2004. Os valores de custas do processo e de perícias realizadas também serão pagos pelas empresas.

No assentamento Celso Furtado vivem 1107 famílias e no acampamento Herdeiros da Luta 1º de Maio, formado há um ano entre os municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu, são 1.500 famílias instaladas.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.