Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

indígenas agro mineraçaoBrasil - Brasil de Fato - [Jorge Américo] O resultado das eleições de 2014 aponta para o risco de ocorrerem ainda mais perdas de direitos no próximo período. A bancada ruralista se fortaleceu, ao mesmo tempo em que os povos indígenas continuam sem nenhum representante no Congresso Nacional.


Foto: Mídia Ninja.

O histórico de demarcações de terras indica que o tema é cada vez mais ignorado pelo Estado. Até o final de novembro de 2014 não houve nenhuma homologação de terra indígena no país. Em 2013, apenas uma terra foi homologada pela presidenta Dilma Rousseff. Durante os governos Lula a média foi de 10 por ano.

Segundo o secretário executivo do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Cléber Buzatto, o não reconhecimento dos territórios é uma decisão política do governo federal e o resultado é mais violência.

"Tanto na perspectiva do ataque físico mesmo, de ações violentas, inclusive de ataques por jagunços, assassinatos, tentativas de despejos extrajudiciais. E também ataques no que diz respeito a tentativas de desconstruir direitos conquistados pelos povos. O uso de instrumentos legislativos nesse processo de ataque tem sido permanente"

Buzatto explica que o governo priorizou as grandes empresas do setor energético, da mineração e do agronegócio. Os indígenas não tiveram outra opção além da luta organizada.

"É importante chamar a atenção e ressaltar um fortalecimento do processo de articulação e mobilização dos povos que também aconteceu ao longo de 2014, com uma série de manifestações seja nas diferentes regiões com retomadas de terras e também na própria capital federal com ações de rua junto às instâncias de Poder."

No plano institucional, os indígenas lutam contra a tentativa de transferir para o Congresso Nacional a competência para demarcar territórios tradicionais.

Entrevista em áudio aqui.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.