Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

gilvan presenteBrasil - PSOL - Duro no combate das ideias, firme em suas convicções e um autêntico anticapitalista, Gilvan Rocha dedicou sua vida à formação política e à emancipação do proletariado. Para ele, havia um inimigo implacável, o qual desafiava a esquerda dizer o seu nome: "Bicho louco, desalmado; Terremoto, cataclismo; Se fostes bom no passado; Hoje te resta o cinismo; O teu mal tá revelado; Teu nome é capitalismo", denunciava o arauto socialista através de versos.


Com 16 anos de idade, Gilvan iniciou sua militância em Recife, no ano de 1958, quando conheceu o PCB. Pouco tempo depois já partia para Goiás, onde ajudou a construir as Ligas Camponesas até ser enquadrado pela Lei de Segurança Nacional, ainda no governo João Goulart. Voltou para o nordeste já na clandestinidade. Durante a ditadura militar, Gilvan foi Cloves, Vieira e Samuel, dentre tantos outros nomes. Em 1974, em Portugal, o combativo comunista sentiu o doce aroma da Revolução do Cravos. Em Fortaleza, enfrentou a ditadura e o capital, formando diversos quadros políticos e contribuindo de forma apaixonada com a agitação e propaganda do socialismo.

Com 56 anos de caminhada socialista, Gilvan foi da safra rara de militantes que, mesmo depois de muito calejar em andanças clandestinas, sempre permaneceu no lado esquerdo do mundo. E deste lado ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT), no início dos anos 1980, e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), já em 2004, tendo, no meio desta trajetória, militado no Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Difícil encontrar comunista no Ceará que, de alguma maneira, não tenha debatido com o Gilvan, seja no Centro de Atividades e Estudos Políticos (CAEP), o qual fundou, ou em um dos diversos espaços de militância em que esteve presente. Gilvan contribuiu como poucos na divulgação de obras e pensamentos anticapitalistas no Ceará. Gilvan, um camarada de barricada, implacável e pungente.

Lamentamos a morte de Gilvan Rocha [acorrida na noite do dia 26/12/14] , aos 72 anos vividos, e transmitimos nossos sentimentos aos familiares, amigos e camaradas de sonhos e lutas comuns. Sua presença física será motivo de imensa saudade, no entanto, Gilvan será eterno em sua luta e ensinamentos.

Givan Rocha, presente!

Hoje e sempre!

PSOL do estado do Ceará.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.