Publicidade
Publicidade
first
  
last
 
 
start
stop
1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

mtst-rjBrasil - Minja - A busca pela liberdade dos altos alugueis e a ausência de serviços públicos levou famílias a montarem suas próprias barracas para viver no Jardim Catarina. Escolheram um outro destino. O que antes era só um depósito de entulho abandonado agora abriga, em seus 60 mil m², a primeira ocupação do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) no Rio de Janeiro.


Foto: Mídia Ninja.

Essa sexta-feira ficará marcada na história como o dia de início da estruturação do movimento no estado, assim como anteriormente se constituiu em grandes cidades como São Paulo e Brasília. Na baixada fluminense, São Gonçalo é especialmente simbólico na luta por moradia, já que detém o segundo maior número de habitantes sem casas no estado, cerca de 10% de sua população.

Tem trabalho, não tem teto

O movimento dos sem teto foi um dos poucos grupos organizados que conseguiram parar a capital paulista depois dos grandes protestos de Junho, e ainda durante a Copa, obtiveram resultados efetivos em uma de suas principais reivindicações: a criação de novas moradias populares, frente ao enorme déficit habitacional dos grandes centros urbanos.

Sua metodologia consiste em ocupar bairros periféricos e criar, a partir da vida compartilhada e da ação direta, um sistema de mobilização popular que só neste ano já movimentou milhares de trabalhadores para temas tão distintos como a democratização da mídia e a defesa de melhorias no SUS (Sistema Único de Saúde). Tal dinâmica pode mudar a composição das ruas do Rio de Janeiro em um momento de grande polarização política no país.

Você sabe como é..

A região de São Gonçalo possui altos índices de pobreza e baixa cobertura assistencial dos serviços públicos básicos e suplementares. A política habitacional do município é precária, a exemplo do Jardim Catarina, cuja construção do conjunto habitacional CEHAB-RJ nos anos 70 enfrentou problemas de serviços públicos não efetivados. A construção erguida nas margens do Rio Guaxindiba buscava atingir moradores removidos das favelas de Niterói. Hoje, conhecido como Conjunto ou Favela 'da 40' o local sofre com a criminalidade, incursões policiais, preconceito e descaso dos órgão públicos.

Conheça e colabore com a ocupação, o endereço é Avenida Santa Luzia, esquina com a Rua Célio Pena, ao lado da antiga fábrica de plástico. Jardim Catarina, São Gonçalo – Rio de Janeiro.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

first
  
last
 
 
start
stop

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.