1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)


NO MUNDO, TODOS OS DIAS UM NEGRO É MORTO PELA POLÍCIA OU FORÇAS DE SEGURANÇA.

NINGUÉM DEVE SER JULGADO PELA COR DA SUA PELE.

----------------------------------------­------------------
Agência: Havas World Wide Portugal
Diretores Criativos: Paulo Pinto, José Vieira
Gestor de Projeto: Sérgio Resende

Produção: Garage Films
Diretor: Roger Serrasqueiro 
DOP: Luis Branquinho 
Online, Cor: Ingreme 
Audio Mix, Sound Design: Ameba 
Voz: Fernando Alves
Musica: Universal Music Publishing

SOS-Racismo - Este ano, SOS Racismo celebra 25 anos de luta contra o racismo e por uma sociedade mais justa, solidária e igualitária.

25 Anos depois, a luta contra o racismo permanece uma urgência porque, infelizmente, o país e o mundo continuam ainda presos à xenofobia e ao racismo.

25 Anos depois, não só não desapareceram, como a negrofobia, a islamofobia e a ciganofobia continuam a ser o sustentáculo do racismo ordinário e do racismo institucional.

25 Anos depois, a violência policial, a segregação espacial e política e o racismo institucional contra os negros, os ciganos, os muçulmanos e os imigrantes, são uma realidade.

Os assassinatos de negros nos Estados Unidos, a perseguição aos ciganos um pouco por toda a parte na Europa, a diabolização e estigmatização dos muçulmanos, a criminalização e perseguição contra os imigrantes, a Europa-fortaleza que transformou as fronteiras marítimas e terrestes da União Europeia num cemitério a céu aberto com dezenas de milhares de mortos ao longo das ultimas décadas, o uso e abuso da violência policial gratuita quotidiana nos bairros periféricos das cidades como forma de controle social, a marginalização social e económica das comunidades negras, ciganas, muçulmanas, são a prova de que, 25 anos depois, o desafio democrático para erradicar o racismo mantém-se actual.

Pois, 25 anos depois em Portugal e, no mundo dito ocidental, os fantasmas do passado ressurgiram com a crescente afirmação da ideologia racista com o crescimento da extrema-direita.

Na Europa e nos Estados Unidos a lei da bala permanece contra os negros, como comprovam os recentes assassinatos e as recentes agressões e mortes causadas por polícias e forças de segurança.

Face a esta trágica realidade, SOS-Racismo decidiu celebrar os 25 anos na luta e com luta, procurando abordar as várias formas de discriminação e de racismo na sociedade portuguesa. Ao longo do ano, irão trazer ao debate todos os temas que irão romper com o tabu vigente sobre o racismo em Portugal.

A celebração dos 25 anos será uma longa caminhada. A diversidade cultural, a exclusão cidadã, com a reivindicação do direito de voto dos imigrantes como exigência democrática inadiável e o combate contra a violência policial e a impunidade que grassa nas instituições policiais e de justiça, serão entre muitos temas, os focos da intervenção da SOS-Racismo nestas celebrações. Começam precisamente pelo flagelo da violência policial racista sistemática que está na ordem do dia.

O vídeo que lançam hoje é mais do que um mero grito de indignação. É sim, antes de mais o reconhecimento da existência da violência policial e a exigência do seu fim. Enfrentar a violência policial é enfrentar a parte visível da violência racista que subsiste na sociedade e nas instituições.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.