1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

15 manifestação CopiaBrasil - Diário Liberdade - [Rudá Ricci] As manifestações de amanhã possuem camadas. Não se trata de uma manifestação única, embora tenha endereço certo - a oposição ao governo Dilma e ao PT -, o que avalio que enfraquece sua força se comparada à junho de 2013, mais difusa e heterogênea.


Foto: banners como este estão sendo compartilhados na internet.

Mas, vamos à sua provável composição.

A convocatória vem sendo feita, via de regra, por jovens de classe média, nitidamente sem experiência política e absolutamente desinformados sobre a história do país. O que pode parecer uma fraqueza, para a juventude, pode ser força e gerar empatia para gente como eles.

Leia entrevista exclusiva que fizemos com Rudá Ricci aqui.

Mas há outra camada: a dos partidos à espreita. Percebo o PPS, em várias regiões, insuflando (com o peso que tem hoje, é mais torcida, na verdade) o domingo. PSDB é mais cauteloso, mas acende suas velas e ora. O PMDB se divide. Mas são partidos sem força de mobilização social concreta. São mais ícones políticos que organizadores.

Uma terceira camada é composta por uma multidão silenciosa e profundamente desconte com os rumos da economia - da perda de conquistas familiares, para ser mais objetivo e claro - e do governo Dilma. Aqui reside, a meu ver, o maior potencial para o protesto de amanhã. Potencial que se choca com uma quarta camada: a extrema direita, que prega o impeachment. Parte dos editores dos jornalões se encontra nesta camada. Infelizmente, perderam a cabeça, o diploma (para os que o possui) e o equilíbrio. Alguns, perderam a dignidade, mergulhados no fel do rancor. Não percebem que é o mesmo que saírem vestidos de baianas durante a Páscoa. Mas, gosto é gosto. Acredito que seja uma minoria desesperada, retomando a utopia de Thomas Morus, o da civilização imaginária do seu gabinete de trabalho.

Leia também:

Em grande ato, movimentos sociais levam dezenas de milhares às ruas em todo o Brasil

O governo Dilma preserva pouca coisa do Lulismo

Finalmente, o recorte regional. O sul - São Paulo e Santa Catarina, em especial - e algumas capitais fora deste eixo - Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Recife - devem aparecer. É reduto oposicionista expressivo.

A questão é: a aposta foi tão alta - mais da imprensa e de alguns líderes da oposição, além dos histéricos das redes sociais - que se amanhã o número de participantes for igual ou menor que ontem, será um retumbante fracasso da oposição e alimentará o retorno dos governistas. O terceiro turno terá terminado, enfim. E os dois peemedebistas que dirigem o Congresso Nacional, estarão numa situação dificílima porque não terão muito valor político.

Os dados estão lançados. Vejamos se a sorte está do lado da oposição.

Ou se são mais amadores do que se poderia imaginar.

Rudá Ricci é sociólogo e cientista político.

Retirado do facebook do autor.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.