1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (5 Votos)

nazistasmadrilenosCMPortugal - Diário Liberdade - Contrasta com o tratamento recebido na Espanha, onde a permissividade com a apologia fascista da claque madrilena (mas não só) é total.


 

Foto: Correio da Manhã

Membros da torcida do Real Madrid, que ontem (25/05) ganhou em Lisboa a Taça de Europa de Futebol contra outro equipo madrileno, o Atlético (4-1), foram detidos na seqüência de atos de apologia no nazismo durante uma concentração na praça do Rossio, na capital portuguesa, segundo informou o Correio da Manhã. Durante o jogo, os ultras do Real Madrid 'decoraram' a sua fan zone com uma bandeira nazista.

Cerca de 200 pessoas da claque de extrema direta da equipa espanhola provocaram desordens desde as 20:00 da tarde. Para além de exibir simbologia fascista, houve saudações nazistas e gritos de 'Sieg Hail!', expressão usada no terceiro Reich de forma análoga ao 'Hail Hitler' (Salve Hitler).

Claque nazista sim é permitida de exibir a sua simbologia no país vizinho

O tratamento à claque nazista madrilena em Lisboa contrasta com o que a polícia e, em geral, o sistema burguês espanhol dedicam no país vizinho. Assim, em Madrid os ultrasur são costumeiramente permitidos de fazer apologia não apenas do regime hitleriano mas também da ditadura do General Franco, ao mesmo tempo que tanto agressões quanto manifestações de organizações declaradamente franquistas são relativamente frequentes em Madrid e outras cidades. A impunidade fascista é quase absoluta nos países sob dominação de Madrid. De facto, recentemente o governante 'Partido Popular' (inicialmente fundado sob o nome 'Alianza Popular' pelo ex-ministro franquista Manuel Fraga) rejeitava que a apologia do franquismo possa ser considerada delito.

António Costa entregou chaves de cidade aos madrilenos

No 8 de maio, o Presidente da Câmara lisboeta entregou as chaves da cidade aos madrilenos. Numa clara amostra de até que ponto os burgueses nos diferentes níveis governamentais portugueses não se importam com entregar a soberania nacional, Costa disse que "Lisboa será dos madrilenos no dia 24", na primeira vez que a chave saiu fisicamente da capital portuguesa: Costa nem esperou para a ultradireitista Ana Botella (presidenta da Câmara Madrilena e mulher do ex-presidente espanhol José María Aznar) recolherem a chave em Lisboa, mas sim levou esta para Madrid em humilhante submissão. Ontem, a claque madrilena agradeceu com esvásticas e nazismo.

Descumprimento das ordens da Junta Eleitoral

Para completar a cena de ontem, a própria equipa do Real Madrid descumpriu ontem as ordens da Junta Eleitoral em relação à interferência da celebração da vitória na taça europeia. Assim, enquanto a Junta Eleitoral tinha proibido que a celebração decorresse mais tarde das 5:30 h, os jogadores madrilenos levaram o trofeu ao centro de Madrid quando já eram as 6 da madrugada. 

 


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.