1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

bokoNigéria - Cubadebate - [TeleSUR, Tradução de Diário Liberdade] Mais de duas mil pessoas da localidade nigeriana de Baga (noroeste) morreram durante a última semana em função das ofensivas do grupo fundamentalista islâmico Boko Haram, informou uma organização de direitos humanos.


O presidente do governo local onde se encontra Baga, Musa Bukar, disse que "os cadáveres estão empilhados na área de lixo e não é seguro recolhê-los para enterrá-los". De acordo com meios de comunicação locais, grande parte das vítimas são crianças e idosos. "Algumas pessoas que se esconderam em suas casas foram queimadas vivas", disse Bukar.

O porta-voz do governo nigeriano, Mike Omeri, disse que os integrantes de Boko Haram seguem levando a cabo ataques mortais em Baga desde o dia 3 de janeiro, quando centenas de homens armados se apoderaram dessa cidade e de povoados vizinhos, bem como uma base militar multinacional.

Omeri indicou que o exército nigeriano ordenou o emprego de forças armadas na zona para recuperar as áreas tomadas por Boko Haram. Além disso, realizou-se operações contra as posições dos integrantes do grupo.

Em um vídeo publicado na Internet, o líder de Boko Haram, Abubakar Shekau, ameaçou estender seus ataques a Camerún, que limita ao sul com a Nigéria.

Após o ocorrido, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, instou os líderes de Boko Haram a "pôr fim à destruição de tantas vidas e comunidades". A União Europeia também condenou a violência.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.