1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

230313 roubomassivoGaliza - Diário Liberdade - Confirma-se que o capital e os seus governos pretendem que os clientes dos bancos nacionalizados que adquirírom participaçons preferentes sofram um desconto no seu investimento entre 38% e 61%, trocando-as por açons das entidades.


Som fontes do Fundo de Reestruturaçom Ordenada Bancária (FROB), que nom explicam o grau de convertibilidade dessa percentagem em dinheiro vivo.

Em concreto, no caso de Novagalicia Banco, o corte é de 43% em preferentes, de 41% em dívida subordinada e de 22% em dívida com vencimento. Já no Banco Gallego, os descontos previstos som de 50%, 39% e 11%, respetivamente.

A redução média no caso de Bankia terá um valor de 38% do investimento realizado em preferentes, 36% para os que tenhem dívida subordinada perpétua e 18% para quem tem dívida com vencimentos.

No caso dos e das clientes de Catalunya Banc, os descontos vam ser de 61% (preferentes), 41% (dívida subordinada perpétua) e 15% (dívidas com vencimentos).

Os afetados polas diversas modalidades de calotes de dívida com vencimento poderám optar por trocar estes produtos por açons com o desconto previsto, ou entom por bonos ou depósitos bancários sobre os quais se aplicará um desconto sobre o nominal de 1,5% por mês até a data de vencimento e a contar desde 1 de dezembro de 2012.

Uma vez recomprados os instrumentos, será imposto o reinvestimento do custo da recompra em açons das entidades correspondentes. No caso de Banco Gallego, ao estar em andamento um processo de venda, o FROB abre a possibilidade de que o futuro comprador ofereça uma alternativa em instrumentos de capital próprios.

Assim mesmo, o FROB aponta que o Fundo de Garantia de Depositos poderá impor maiores descontos para aqueles que forem a ele para trocar as açons com o objetivo de conseguir liquidez, tal como recolhe a medida aprovada sexta-feira polo Conselho espanhol de Ministros.

Fontes do mesmo organismo aseguram que, no caso de Bankia, o valor acionarial ficará em 0,01 euros, fixando-se assim o preço de referência para o troco, o que supom umha reduçom de 96% em relaçom à quotizaçom atual em bolsa da mesma entidade.

Fontes do FROB apontárom ainda que entre 25% e 30% dos clientes de preferentes e dívida subordinada dos bancos nacionalizados Novagalicia Banco e Catalunya Banc que foram ao processo de arbitragem por considerarem que a sua comercializaçom foi fraudulenta conseguiram recuperar 100% de seu investimento.

 Centenas de vítimas dos bancos contra o PP em Silheda

Coincidindo com essas informaçons, hoje mesmo decorreu em Silheda o Congresso Provincial do PP de Ponte Vedra. Apesar da tentativa de evitar as mobilizaçons, mudando o lugar onde ia decorrer o encontro, a direita governante nom deu evitado que mais de um milhar de vítimas dos calotes bancários se concentrasse para exigir responsabilidades políticas e a devoluçom do seu dinheiro.

A Guarda Civil protegeu o partido burguês que se reunia na vila de Silheda, enquanto centenas de vítimas do calote das preferentes reclamavam soluçons e garantiam que continuarám atrás dos responsáveis políticos e institucionais do roubo de que fôrom objeto, até recuperarem as suas poupanças.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.