O titular dessa entidade, José Cuitláhuac Salinas Martínez, comunicou que Os Zetas, dirigidos por Heriberto Lazcano, o Lazca, e Miguel Ángel Treviño Morais, praticamente operam na maior parte do país, publica o jornal A Jornada.
Já o grupo de Sinaloa controla a zona próxima ao oceano Pacífico, desde a Baixa Califórnia até a costa de Jalisco, mas também opera em Quintana Roo.
Os cabeças deste cartel são Joaquín Guzmán Loera, (o Chapo); Ismael Zambada García (o Maio); e Juan José Esparragoza (o Azul).
Durante sua participação no fórum denominado Delinquência organizada e novos modelos de imputação penal, Salinas Martínez acrescentou que agora os grupos do narcotráfico estão organizados com estruturas empresariais piramidais.
Desta maneira, os integrantes de menor nível não conhecem os comandos e cada um desempenha tarefas específicas, o que torna mais difícil o combate a esses grupos.
Entre outros grupos do crime organizado, ainda que com menor protagonismo, encontram-se Os Cavaleiros Templários; o dos irmãos Arellano Félix; o dos Beltrán Leyva (ou A Família); Jalisco Nova Geração (ou Matazetas); o de Juárez; e o do Golfo.