1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

141114 cancroVenezuela - Prensa Latina - Para além das regras gramaticais que faz de Pátria um substantivo feminino, as avós, as mães, as jovens e as meninas venezuelanas se sabem hoje mais valiosas e donas de seu destino.


Esta emancipação de novo tipo não só se refere à expansão de seus horizontes fora dos âmbitos domésticos e a seu protagonismo na vida pública do país, também envolve a revalorização de sua saúde sexual e reprodutiva.

Precisamente, A pátria é uma Mulher resulta um programa de atenção integral impulsionado pelo Ministério para a Mulher e a Igualdade de Gênero dirigido às mulheres diagnosticadas com câncer de mama e aquelas que superaram essa doença.

Até a data, umas três mil 500 venezuelanas somaram-se nessa iniciativa e são atendidas por especialistas qualificados, mas a meta é finalizar 2014 com mais de sete mil inscritas.

Assim informou a titular dessa carteira, Andreína Tarazón, que também enfatizou no aspecto preventivo do projeto. O programa facilita atenção oncológica e diagnóstico precoce à população feminina, e oferece informação e ajuda psicológica ao respeito, explicou.

Também garante a doação de insumos como faixas linfáticas, sutiãs especiais para quem foi submetida a mastectomia, gorros bordados, perucas e turbantes, acrescentou.

Na atualidade, Venezuela prioriza políticas públicas contra o câncer de mama e no final do ano, contará em diferentes estados com 18 Centros de Atenção e Formação Integral para a Mulher, onde se oferecerá informação, atenção e orientação para as pacientes com essa dificuldade, precisou Tarazón.

As instituições estarão habilitadas com mamógrafos para o diagnóstico, oferecerão assessoramento psicológico e garantirão os insumos médicos às beneficiárias do programa A pátria é uma mulher, acrescentou.

Além do mais, a titular chamou à conformação de um grande voluntariado com o fim de reforçar as medidas de prevenção contra o câncer de mama.

JORNADA PREVENTIVA

Com marchas simultâneas em diferentes estados, Venezuela começou recentemente a campanha de prevenção "Toque-se para que não toquem você", impulsionada pelo Governo.

O objetivo central é sensibilizar às mulheres, em especial às mais jovens, sobre a importância do auto exame para detectar de forma precoce a doença, acrescentou Tarazón.

Promover a atividade física, mudar padrões de alimentação (em especial, naqueles setores mais suscetíveis), impulsionar jornadas de auto exame e eventos teóricos sobre como prevenir a doença, figuram entre as principais ações.

Junto às mensagens de bem público nos meios de comunicação e as palestras educativas, a campanha "Se Toque para que não toquem você" oferece ajudas médica, técnica e psicológica, bem como facilidades para a prevenção e detecção precoce da patologia.

O bom viver no socialismo está relacionado com uma vida sã e em paz, em isso está comprometido todo o gabinete e o presidente, Nicolás Maduro, que é um chefe de Estado feminista como veio demonstrando, considerou.

Também, o câncer de mama é uma realidade da qual ninguém está isento, nem quem dirige as políticas públicas. Por isso, as mulheres de toda Venezuela podem sentir-se respaldadas, assegurou.

Tarazón destacou que é responsabilidade do Governo acompanhar quem padece nessa doença e aperfeiçoar os serviços de atenção no sistema de saúde pública. Devemos somar cada vez mais vontades porque o câncer de seio não distingue classes sociais, crenças políticas, nem ideológicas, expressou a Ministra.

Assim mesmo, tem uma alta incidência pois uma a cada 33 mulheres pode ter esse diagnóstico, alertou. Por estes dias, o Ministério para a Mulher e a Igualdade de Gênero prepara um documento para apresentar ao Presidente, o qual abarcará propostas dirigidas a aperfeiçoar as políticas públicas e recolherá as recomendações de mulheres sobreviventes, familiares e outras pessoas vinculadas a essa luta.

Segundo o mais recente censo realizado na Venezuela, o 50,3 % da população neste país são mulheres e para elas vão dirigidas boa parte dos programas priorizados de saúde.

Conhecido como Outubro rosa, este é o Mês Internacional da Luta contra o Câncer de Mama e procura chamar atenção para esta doença, cada vez mais estendida.

De acordo à Organização Mundial da Saúde, o câncer de mama resulta um dos tumores malignos mais frequentes entre mulheres de todo mundo.

A detecção precoce a fim de melhorar o prognóstico e a sobrevivência depois da doença é a pedra angular nos programas, aponta essa organização.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.