1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

26409477972 9b453f3713 zEquador - Brasil de Fato - Até agora, o número de mortos pelo terremoto chega a 235 e 1.557 pessoas estão feridas.

291215 ninoAmérica Latina - Esquerda - A devastação provocada pelas cheias que estão a afetar o Uruguai, Argentina, Brasil e Paraguai já provocou 150 mil desalojados e a perda de muitas colheitas. A catástrofe está relacionada com o El Niño e deixará milhares de pessoas dependentes de ajuda alimentar.

8459480882 49b1fb5f71 zVenezuela - RT - [Tradução do Diário Liberdade] A comissão de finanças e desenvolvimento econômico da Assembleia Nacional da Venezuela, aprovou o projeto de lei das sementes, destinado a proibir o uso de transgênicos, entre outras medidas.

acaparadoVenezuela - Diário Liberdade - Logo após o resultado das eleições legislativas do último dia 6 de dezembro, em que a direita opositora conquistou maioria qualificada na Assembleia Nacional, usuários das redes sociais na Venezuela vêm denunciando que os produtos antes escondidos nos armazéns dos supermercados estão, aos poucos, aparecendo. Mas estão com o prazo de validade vencido.

081115 legMéxico - Esquerda Diário - [Raíssa Campachi] Nessa semana, os jornais e a mídia de todo o mundo se viraram, mais uma vez, para o México. O país conhecido pelo feminicídio, narcotráfico, genocídio, desaparecimento de pessoas, guerra entre cartéis e brutal violência ligada ao tráfico (com 80 mil mortos e 20 mil desaparecidos nos últimos anos) chama agora a atenção para a possibilidade da legalização da maconha.

2000px Cloud Seeding svgCuba - Opera Mundi - ‘Semeadura de nuvens’ será iniciada em setembro e se prolongará ao longo de dois meses; método é considerado controverso por especialistas.

marchaArgentina - MST - Ao todo, mais de 3 mil pessoas marcham pelas ruas da cidade de Buenos Aires. O ato partiu da Sociedade Rural e seguiu para a embaixada dos Estados Unidos.

pdvsaEstados Unidos - Ciudad CCS - [Tradução do Diário Liberdade] As comunidades indígenas e os abrigos de moradores de rua de 25 estados e o Distrito de Columbia, nos EUA, são beneficiados do Programa Venezuela-Citgo de Combustível para Aquecimento, ou seja, as famílias pobres de metade dos estados desse país recebem gratuitamente energia para enfrentar a crítica situação de pobreza que os expõe à crueldade das baixas temperaturas do inverno estadunidense.

inColômbia - Adital - [Marcela Belchior] Desde que o principal rio da região foi represado e sua água privatizada pela indústria agrícola e pela maior exploração de mina de carbono a céu aberto do mundo, a maior comunidade indígena da Colômbia, composta pelos povos Wayúu, morre de fome e sede.

mineracao panama noalaminaPanamá - ADITAL - [Cristina Fontenele] O projeto minerador Molejón, da multinacional Petaquilla Gold (filial da canadense Petaquilla Minerals), situado na província de Colón, no Panamá, está paralisado desde o fim de 2013 por falta de recursos. A população denuncia o abandono e as falsas promessas de desenvolvimento. A precária estrutura da mina e o não cumprimento de normas de segurança revelam ainda graves riscos de dano ambiental. O Ministério do Comércio e Indústrias do Panamá (Mici) diz estar revisando a concessão da mineradora (vigente desde 1997) e a possibilidade de fechamento da empresa na região.

"O povo de Caimanes se sente desesperado porque nem as autoridades nem o governo se pronunciam em nosso apoio"Chile - Opera Mundi - [Victor Farinelli] Causada por construção de barragem, escassez em Caimanes traz riscos à população e expõe privatização da água iniciada nos tempos de Pinochet.

231214 cultivoUruguai - RBA - Números da Junta Nacional de Drogas (JND) são contabilizados após um ano de vigência da lei que legaliza a produção e venda, mas governo estima que maior parte do consumo ocorra na venda em farmácias

201214 limaAmérica Latina - Carta Maior - [Najar Tubino] O crescimento econômico não tem sido sustentável nem inclusivo, e nós sabemos qual é a classe social que é mais afetada pelas mudanças climáticas.

121214 cop20Peru - Brasil de Fato - Camponeses, indígenas, movimentos sociais e sindicatos de vários lugares do mundo participaram da caminhada.

campoHonduras - Diário Liberdade - Camponesas hondurenhas se manifestaram esta semana para exigir medidas contundentes do Estado contra os efeitos causados pelas mudanças climáticas nas zonas rurais do país.

carbonoAmericaLatinaAmérica Latina - Envolverde - [Fabíola Ortiz] Quando nos 12 primeiros dias de dezembro forem examinados os avanços para frear o aquecimento global, durante a 20ª Conferência das Partes da Convenção Marco da ONU sobre a Mudança Climática, a América Latina exibirá alguns êxitos, mas também muitos desafios para descarbonizar o seu desenvolvimento

torres petroleirasMapuche - Envolverde - A terra que até há pouco tempo era lugar de pastoreio dos mapuches, na Patagônia da Argentina, começa a ser invadida por torres para extrair petróleo e gás de xisto, o que converteu este país em protagonista da era dos hidrocarbonos não convencionais.

contaminacao mineradoraMéxico - ADITAL - [Cristina Fontenele] Ribera de Cahuaré, povoado localizado no município de Chiapa de Corzo (Estado de Chiapas, sul do México), há mais de 40 anos sofre graves enfermidades respiratórias provocadas pelas atividades da empresa mineradora Cales y Morteros del Grijalva S.A. de C.V. A população e o Comitê Pró-Melhorias de Cahuaré lutam pelo definitivo encerramento da mina.

mineradora peru internoPeru - ADITAL - A comunidade camponesa de Segunda e Cajas, em Huancabamba (Departamento de Piura), no noroeste do Peru, vem sendo alvo de ações da empresa mineradora Río Blanco, como campanhas escolares e entrevistas de percepção com dirigentes e ex-dirigentes locais sobre os impactos ambientais da mineração no região. Tais iniciativas estão sendo entendidas pela comunidade como uma possível retomada das atividades da companhia.

021014 monsanto monstroAmérica Latina - MST - [Caroline Stevan] Durante quase três anos, Álvaro Ybarra Zavala, fotógrafo espanhol, fotografou a indústria alimentar questionando seus excessos.

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.