1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

salgadoMéxico - Diário Liberdade - O cadáver decapitado do dirigente da Frente Popular Revolucionária (FPR) Alejandro Gustavo Salgado Delgado, de 32 anos de idade, foi encontrado no estado de Morelos na passada quarta-feira.


Num comunicado público, a FPR aponta que Gustavo Salgado se encontrava em permanente vigilância e assédio por parte de caciques locais e do estado devido a sua atividade política em defesa da terra e da classe trabalhadora. Assim, Salgado Delgado tinha sido um dos principais promotores das mobilizaçons de protesto pola desapariçom dos 43 estudantes de Ayotzinapa, e apoiava os jornaleiros do estado de Guerrero que trabalham de forma temporal e sem direitos nos campos de canha de Morelos. De facto, segundo diversas fontes, o militante comunista teria sido sequestrado na terça-feira após participar numha assembleia popular com os jornaleiros que formárom um acampamento para pedir que lhe seja entregue umha vivenda. Apenas 24 horas depois era localizado o seu corpo, desmembrado e com sinais de tortura.

Fontes consultadas indicam que já teriam sido detidas quatro pessoas acusadas do sequestro e assassinato de Gustavo Salgado. Porém, a FPR, assim como diversos grupos de ativistas, responsabiliza o governo do estado de Morelos e o Estado mexicano, e considera que este crime "fai parte da política de terror que implementa o Estado para tratar de atemorizar o movimento popular".  Mas acrescenta: "por cada morto, desaparecido, torturado, preso, perseguido, o povo acertará contas".


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.