1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

igualaMéxico - Prensa Latina - Há 91 dias do desaparecimento de 43 normalistas da escola rural de Ayotzinapa, estado de Guerrero (México), os principais envolvidos seguem hoje sem enfrentar a justiça e preparam-se novos protestos pelo crime.


No município mexicano de Iguala foram vistos pela última vez os 43 estudantes em 26 de setembro passado, quando a polícia municipal, por ordem do prefeito José Luis Abarca, agiu violentamente contra eles, com saldo de seis pessoas mortas e mais de vinte feridas. Desde então passaram 91 dias e somente se tem a certeza da morte de Alexander Mora, uma das 43 vítimas de desaparecimento forçado, enquanto os familiares das vítimas exigem a apresentação com vida dos outros 42.

As investigações da Procuradoria Geral da República (PGR) levou à prisão de 80 pessoas, mas os supostos autores intelectuais do crime, o ex-prefeito Abarca e sua esposa María de los Ángeles Pineda estão atrás das grades mas ainda não enfrentam julgamento.

Um laboratório especializado de uma universidade austríaca tenta resolver o complexo problema de comprovar cientificamente a morte dos desaparecidos em Iguala, mas as mostras recolhidas estão em tal grau de degradação (os corpos foram incinerados e triturados) que o resultado é incerto.

Enquanto, a PGR considera oficialmente os 42 como desaparecidos e continua sua busca em diversos lugares de Guerrero, a desfecho de depoimentos de pistoleiros do grupo criminoso Guerreiros Unidos, que declararam às autoridades sua participação em uma matança de jovens no dia do desaparecimento.

Abarca é acusado pelos crimes de homicídio, crime organizado e desaparecimento forçado pelas mortes de um líder sindical e um administrador municipal.

Está pendente que a PGR torne pública a situação legal de César Miguel Peñaloza, prefeito de Cocula, município contíguo a Iguala e onde os normalistas foram entregues a pistoleiros do Guerreiros Unidos, que os assassinaram em um local próximo ao lixão municipal.

Peñaloza está sob interrogatório desde o dia 19 de dezembro na Sub Procuradoria especializada em Investigação de Crime Organizada (Seido).

Entre os detentos estão os que sequestraram e entregaram ao Guerreiros Unidos os normalistas, 44 policiais de Iguala e Cocula, enquanto outras 16 pessoas estão foragidas, incluído Felipe Flores, ex-secretário de Segurança Pública de Iguala e primo do ex-prefeito.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.