1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

081014 upColômbia - PCB - Mais de 1.500 militantes do Partido União Patriótica (UP), simbolicamente, retornaram a suas terras de origem, nos dias 27 e 28 de setembro, em uma peregrinação após duas décadas de perseguições, remoções, ameaças, desaparições forçadas e muitos assassinatos por parte do terrorismo do Estado.


A estimativa indica que mais de duas mil pessoas sofreram violações dos direitos humanos por pertencer à UP na região do Urabá, no noroeste colombiano, nas décadas de 1980 e 1990. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos considerou essa perseguição contra a militância da UP como um genocídio político.

O jornalista Hernán Durango, que também é militante da UP e sobrevivente desse genocídio, escreveu o seguinte artigo:

Termina com grande sucesso a perigrinação das vítimas da União Patriótica à região de Urabá

"Durante dois dias, os peregrinos se reuniram com alguns de seus amigos e recordaram, individual e coletivamente, seus mortos, que voltaram à vida com a palavra. Uma mistura de alegria e nostalgia foi a nota predominante deste evento".

Repetimos as palavras dos companheiros do processo Constituintes pela Paz quando escrevem "com a manhã fresca e com o doce cheiro de banana, nos despedimos de Urabá. Temos a memória mais viva que nunca!", no momento da partida do seu local de origem, na manhã de domingo, 28 de setembro. Mais de 1500 pessoas participaram da peregrinação das vítimas pertencentes ao Partido União Patriótica (UP), evento realizado na cidade de Apartadó, departamento de Antioquia.

A jornada da peregrinação, no sábado, dia 27 de setembro, serviu para que as vítimas do genocídio do terrorismo do Estado colombiano contra esta força política de esquerda pudessem entregar um monumento à população da região de Urabá, com a certeza de que continuarão semeando a esperança para colher a paz.

Juntos, estamos tecendo a paz, a paz com justiça social: Aída Avella

No sábado, desde cedo, a presidenta da UP esteve presente na capital da região bananeira de Apartadó, com o intuito de abraçar os participantes e saudar os cidadãos dos departamentos de Antioquia e Chocó. Aída Avella Esquivel compartilhou o cenário com Jahel Quiroga, diretora da Corporação Reiniciar (ONG que representa a UP na Comissão Interamericana dos Direitos Humanos), e Esneda López, coordenadoras do encontro nessa cidade. A companheira Aída assegurou que "hoje voltamos a Urabá e sentimos que estamos em uma terra rica e que, juntos, estamos tecendo a paz, paz com justiça social".

Além disso, a Corporação Reiniciar, em comunicado à imprensa, informou que as delegações vindas de Barrancabermeja, Medellín, Barranquilla, Bogotá e Córdoba se reuniram em Apartadó, em um ato simbólico de retorno.

"Durante dois dias os peregrinos se reuniram com alguns de seus amigos e lembraram, individual e coletivamente, seus mortos, que voltaram à vida com a palavra. Uma mistura de alegria e nostalgia foi a nota predominante deste evento. Entre risos e algumas lágrimas de saudade, os peregrinos compartilharam esse ato simbólico de retorno. Durante a jornada, as atividades culturais foram fundamentais. Uma obra de teatro reviveu – na palavra – às lideranças assassinadas e os desaparecidos" (Ver Galeria da Memória).

Jahel Quiroga fez um balanço positivo da jornada. "Este foi um evento de paz – assim como foi a proposta política da UP –, e encontros como este aliviam o espírito". E acrescentou: "Contudo, não existem garantias para ficarmos aqui, porém dizemos que foi o primeiro passo. Vamos voltar com a bandeira da reconciliação, mas com justiça".

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.