1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

haitiHaiti - TeleSUR - [Tradução do Diário Liberdade] Nos anos de "Papa Doc" e "Baby Doc" o Haiti não teve absolutamente nenhum indício de superação, pelo contrário, foram registradas milhares de mortes, crimes contra a humanidade e torturas cruéis.


Neste sábado faleceu no Haiti o ditador Jean Claude "Baby Doc" Duvalier. A TeleSUR selecionou dados dos mais aterradores de sua ditadura e de seu pai, "Papa Doc".

– Diversas fontes estimam que durante as ditaduras duvalieristas foram assassinados de 40 mil a 60 mil civis haitianos, principalmente nas mãos das forças paramilitares, ainda existentes de forma não oficial, chamadas Ton Ton Macoutes.

– "Baby Doc" Duvalier era filho único de François ("Papa Doc") Duvalier, um governante que inclusive instaurou uma religião para cometer atrocidades em nome de seu próprio credo.

– "Papa Doc" consolidou seu poder político aplicando o terror de Estado e explorando as superstições e temores ancestrais mágico-religiosos do povo haitiano. Todo-poderoso no Haiti, fez espalhar os rumores de que o "Varón Samedi" (Satanás) lhe havia concedido o poder de conhecer o que cada haitiano tinha em mente, coisa que reafirmava um terror psicológico paralisante dos cidadãos sem educação.

– "Papa Doc" foi acusado de assassinar mais de 40 mil haitianos na base da espada e permitiu que o racista ditador dominicano Rafael Leonidas Trujillo assassinasse 22 mil camponeses haitianos, trabalhadores da safra açucareira na Rapública Dominicana.

– Assim como seu pai, "Baby Doc" promulgou a superstição do mito diabólico do já mencionado "Varón Samedi", príncipe dos demônios reencarnado em Duvalier.

– Jean Claude se casou com Michelle Bennet, proveniente da elite de Porto Príncipe, de uma das famílias mais corruptas da história do Haiti.

– É responsável pelo extermínio de mais de 20 mil haitianos que se opunham ao seu governo.

– Segundo arquivos oficiais, "Baby Doc" superou o seu pai no uso da bestial tortura e na destruição física de pessoas, em sua grande maioria inocentes.

– Foi derrubado em 1986 após intensas manifestações populares contra ele. Sua família e alguns de seus amigos próximos receberam numerosas acusações sobre o roubo de milhões de dólares do Estado.

– Após sua queda, Duvalier e sua esposa se exilaram na França levando consigo uma fortuna de 120 milhões de dólares, acrescidos de 500 milhões que supostamente Duvalier pai havia roubado e depositado na Suíça e outros países.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.