1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (3 Votos)

repressParaguai - PCB - Reivindicam a investigação sob o acompanhamento de organismos internacionais.


Representantes de diversas organizações sociais e políticas apresentaram, na manhã de hoje, uma carta dirigida ao Procurador Geral do Estado, na qual exigem o esclarecimento do ocorrido dias antes em Kurusu de Hierro, município de Concepción, onde dois camponeses e uma terceira pessoa seriamente ferida resultaram de uma confusa operação militar.

Na dita carta, afirmam que verificaram a execução extrajudicial das pessoas falsamente acusadas de estarem vinculadas a supostas organizações guerrilheiras.

Tentativa de retorno aos sombrios anos do stronismo

“Repudiamos qualquer tentativa de retornar aos tempos de tirania militar fascista, aos sombrios anos da ditadura stronista, onde toda dissidência política era criminalizada e, então, perseguida, presa, exilada, torturada, assassinada e/ou desaparecida”, expressa a missiva apresentada, fazendo notar o clima de amedrontamento do qual seriam vítimas vários populares de diferentes zonas do país.

Terrorismo de Estado sob a justificativa de combate a grupos armados

Dias atrás, expoentes da igreja católica paraguaia já tinham denunciado que os fatos ocorridos no norte do país foram uma traiçoeira execução extrajudicial contra pessoas que não tinham nenhuma ligação com organização armada.

Sob a justificativa de presença de um grupo guerrilheiro, vários municípios do Paraguai se encontram em estado de militarização permanente desde que o Presidente Cartes obteve “superpoderes” no ano passado, para poder fazer uso das Forças Armadas sem necessidade decretar um estado de exceção.

“Na suposta busca do EPP em um território que não é muito grande, onde já deveriam ter resultados muito mais importantes, utilizam grandes recursos econômicos, passam pelo lugar e fazem muitas coisas. Fazem incursões noturnas, ultrajam pessoas. O modus operandi é bastante mercenário”, afirmou Najeeb Amado, Secretário Geral adjunto da Frente Guasu, nas mídias locais.

“Se nós não nos opusermos energicamente à guerra suja e ao terrorismo de estado; o estado de direito vai terminar sendo derrotado (...). Não queremos voltar aos tempos anteriores a 1989”, acrescentou Amado, em referência às práticas de violação dos direitos civis utilizadas durante a ditadura stronista.

Aumento das mortes impunes de camponeses paraguaios

O “Informe Chokokue”, recentemente apresentado por organismos de DDHH, documenta o aumento notável de assassinatos a camponeses que continuam impunes.

“Descobrimos que existe um plano sistemático de execuções no contexto da luta pela terra no Paraguai. Estas execuções respondem a um plano para impedir que as organizações camponesas tenham uma voz em demanda da reforma agrária”, explicou recentemente em uma entrevista aos meios de imprensa Hugo Valiente, membro da Coordenadoria de Direitos Humanos do Paraguai.

Reivindicação a comunidade internacional

Anibal Carrillo, outro dirigente da Frente Guasu, fez menção ao fato da falta de responsabilidade da investigação do Ministério Público neste caso, onde a promotoria local não se apresentou no lugar do confuso operativo por pedido das próprias autoridades militares.

“Se essa é a promotoria que temos, ela é incapaz de garantir direitos, de atuar na investigação correta dos fatos. Isso ocorre porque justamente o braço executor do terrorismo de estado, que este caso são as forças militares da zona de Kurusu de Hierro, a impede. Estamos realmente fora de um estado de direito. Estamos às portas e com uma tirania no Paraguai em desenvolvimento”, acrescentou o dirigente ao fundamentar o pedido de acompanhamento por parte de organismos internacionais à situação que se vive no país.

Entre as organizações firmam a dita carta, que veio acompanhada de um pronunciamento à opinião pública nacional e internacional, se encontram organizações camponesas, políticas e sindicais.

Áudios das declarações na íntegra:

  • Anibal Carrillo – Frente Guasu: https://soundcloud.com/frenteguasupy/anibal-carrillo-s-graves.

  • Teodolina Villalba – Federación Nacional Campesina: https://soundcloud.com/frenteguasupy/teodolina-villalba-de-la-fnc.

  • Najeeb Amado – Frente Guasu: https://soundcloud.com/frenteguasupy/najeebamado-denuncia-rebrote.


  • Assunção, 17 de setembro de 2014

    Sr.

    Javier Díaz Verón

    Procurador Geral do Estado

    Presente

    As organizações que firmam esta missiva se dirigem a você, enquanto Procurador Geral do Estado, para expressar nossa profunda preocupação pelas denúncias em torno dos acontecimentos ocorridos em Kurusu de Hierro, município de Concepción, em 12 de setembro do corrente ano, onde se verificou a execução extrajudicial de duas pessoas e onde, também, resultou gravemente ferida outra, durante uma confusa operação das Forças de Tarefas Conjuntas (FTC, policiais e militares).

    Em tal sentido, diante de tudo, repudiamos qualquer tentativa de retorno aos tempos de tirania militar fascista, aos sombrios anos de ditadura stronista, onde toda dissidência política era criminalizada e, então, perseguida, presa, exilada, torturada, assassinada e/ou desaparecida.

    Por isso, exigimos uma investigação responsável a partir da instituição de seu cargo, com o acompanhamento de organismos internacionais presentes em nosso país, com a finalidade de resguardar milhares de compatriotas que se sentem ameaçados por estas práticas terroristas, cujo objetivo é destroçar o tecido social de organização e solidariedade.

    Assim, o Governo nacional e os diferentes poderes são responsáveis diretos por garantir o Estado de Direito e nunca mais retornar ao Terrorismo de Estado.

    Atenciosamente,

    Frente Guasu, Partido Paraguay Pyahura, Federación Nacional Campesina, CONAMURI, Movimiento Kuña Pyrenda, Movimiento 15 de junio, Coordinadora Nacional de Niñas/os Adolescentes Trabajadores (CONNATS), Frente Recoleta, Corriente Sindical Clasista, Frente Patriótico Popular, Organización de Trabajadores de la Educación-Sindicato Nacional (OTEP-SN).

    Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB).


    Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

    Microdoaçom de 3 euro:

    Doaçom de valor livre:

    Última hora

    Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

    Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

    Desenhado por Eledian Technology

    Aviso

    Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

    Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

    Clique em uma das opções abaixo.