1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

leimordazaMéxico - Prensa Latina - A Comissão Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) do México preparou ontem (9) uma ação de inconstitucionalidade contra a legislação aprovada pelo Congresso de Sinaloa para restringir a cobertura informativa em acontecimentos policiais.


De acordo com o presidente do CNDH, Raúl Plascencia, o artigo 51 Bis da Lei Orgânica da Procuradoria Geral de Justiça, conhecida como 'lei mordaça', é totalmente contrário à carta magna e aos instrumentos internacionais de direitos humanos.

O documento legal, expedido em 30 de julho deste ano, expressa que os meios de comunicação terão acesso a dados das investigações através dos boletins que emita a unidade de acesso à informação pública.

Segundo o texto, em nenhum caso poderá ser autorizado à imprensa o rendimento aos lugares dos fatos, a tomada de áudio, vídeo ou fotografia a pessoas envolvidas em um evento delitivo, nem o manejo de informação relacionada com a segurança pública ou a procuração de justiça.

Em declarações oferecidas desde o estado de Puebla, Plascencia deu a conhecer que já solicitou à Direção Jurídica da CNDH tramitar uma ação de inconstitucionalidade ante a Suprema Corte de Justiça da Nação a fim de impugnar essa medida, ainda que não precisou quando apresentará o recurso.

Há dois dias profissionais dos meios marcharam por cinco cidades de Sinaloa para recusar a disposição, que limita o trabalho da imprensa em um dos estados mais violentos do país, com uma taxa de homicídios de 41 para cada 100 mil habitantes.

Ante a polêmica gerada pela lei, o Legislativo e o governador estatal, Mario López, anunciaram que a revogaram, mas os jornalistas deixaram claro que não baixarão a guarda até que o Congresso sinaloense faça efetiva essa anulação.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.