1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

galeanobrAmérica Latina - PCB - O Partido Comunista Brasileiro externa seu profundo pesar pelo falecimento de Eduardo Galeano, num momento em que suas lúcidas posições políticas continuam mais do que nunca necessárias, para opor resistência ao avanço dos ataques imperialistas na América Latina e em todo o mundo. Galeano foi um crítico mordaz do capitalismo, um homem comprometido com a denúncia ácida da exploração imperialista sofrida pelos povos latino-americanos.


Na contracorrente da intelectualidade cujo pensamento não consegue se mover para além da superfície e da produção de banalidades, cumprindo a função conservadora de manter o status quo, algo muito comum dentre os pensadores que, na contemporaneidade, nada mais fazem do que alimentar a resignação política e o conformismo, sem falar naqueles que abertamente defendem sem prurido algum os princípios burgueses em favor da ganância do lucro, Galeano sempre soube representar a fala dissonante, a rebeldia e a contraposição ao sistema dominante. Além de ter sido um historiador erudito, profundo conhecedor do drama histórico do continente americano, soube denunciar como ninguém, em sua obra máxima "As Veias Abertas da América Latina" e em outras produções literárias, a dor dos oprimidos e explorados, das comunidades indígenas, dos negros, dos trabalhadores, das mulheres e de todos os povos submetidos à lógica da dominação colonial e das determinações capitalistas em tempos de imperialismo.

As palavras, textos e livros de Galeano, valiosos instrumentos para a compreensão da realidade que nos cerca e das causas das atrocidades que campeiam no mundo capitalista, configuram-se também como um poderoso estímulo para a mobilização e a luta dos oprimidos. Sua clara identificação com o projeto de transformação política e social proposto pela Revolução Bolivariana e pelas ideias socialistas nos levam a reverenciar sua memória e sua prática inteletual militante em favor de uma alternativa anticapitalista e anti-imperialista na América Latina e em todo o mundo. A obra e o pensamento de Eduardo Galeano continuarão reverberando, mais vivos do que nunca, nas lutas dos trabalhadores e dos movimentos populares latino-americanos contra a exploração imperialista e por um mundo sem desigualdades.

Comitê Central do PCB


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.