1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

251015 aeropoBolívia - PCB - O presidente Evo Morales inaugurou recentemente o moderno aeroporto internacional da localidade de Chimoré, localizada a 189 km da cidade de Cochabamba, que foi batizado de ‘Soberania’, ao lembrar que antes de 2006 o regime político dos Estados Unidos (EUA) utilizou esses prédios como base militar.


“Se esta era a base militar dos Estados Unidos, aqui se violava a soberania e a dignidade do povo boliviano. Considerando algumas opiniões de alguns companheiros, eu quis que nosso aeroporto se chamasse aeroporto internacional Soberania, porque nossa luta tem sido pela soberania”, manifestou em um massivo ato.

Morales disse que o novo aeroporto merece o nome de ‘Soberania’, porque foi constituído em um prédio liberado de uma usurpação que fez com se convertesse em uma propriedade dos EUA.

Em seu discurso, o mandatário lembrou que o governo norte-americano se apropriou do lugar nas décadas dos anos 80 e 90 para aplicar os chamados “Plano Trienal” e “Plano Quinquenal”, entre outros, que tinham como objetivo erradicar a folha de coca do Chapare.

Detalhou que o controle norte-americano no lugar chegou a tais extremos que, inclusive, o Procurador Geral dos EUA, Eguin Messer III, e o chefe da Administração para o Controle de Drogas (DEA, sigla em inglês), Jhon Lein, com 45 militares chegaram a suas instalações em 12 de abril de 1988.
“O pior é que veio o procurador geral dos Estados Unidos com o chefe da DEA. Organizaram uma reunião em Chimoré em que estava o Ministro do Interior, que agora se chama Ministro de Governo, e na reunião o expulsaram”, disse.

Morales estabeleceu que esse fato de violação do espaço territorial boliviano não foi o único empreendido pelos EUA, porque dois chefes do Comando Sul norte-americano, Lawson Magruder e Charles Wilhem, inspecionaram a base militar de Chimoré em 1996 e 1999.

Nesse contexto, Morales disse que esses fatos se constituíram, dado o seu caráter, em violações à soberania nacional. Mencionou que caso se revisem os arquivos do então Congresso Nacional, se constatará que os efetivos militares dos EUA nunca tiveram permissão para ingressar ao país.
Manifestou que o controle norte-americano do lugar era tão extremo que, inclusive, as autoridades nacionais tinham que pedir a permissão da Embaixada dos EUA para pisá-lo.

O Chefe de Estado disse que a situação começou a mudar no ano 2000, graças a uma importante unidade do povo, especialmente do setor “cocalero”, e uma luta sindical e social, inclusive eleitoral, que conseguiu expulsar os militares norte-americanos tanto de Chimoré como do país.

“Depois (...) já não tivemos que pedir permissão à Embaixada dos Estados Unidos para entrar em Chimoré e ainda mais quando este aeroporto era pequenino e chegaram o companheiro Hugo Chávez e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Imagine como foi essa mudança profunda graças à luta social”, enalteceu.
A construção do aeroporto foi concedida em setembro de 2011 ao Consórcio Construtor Chimoré, formado pelas empresas Segud, Unsico e Petrosur, sob a modalidade “chave na mão”.

A obra foi executada com um investimento de 36 milhões de dólares e conta com uma pista de 4 quilômetros de comprimento por 60 metros de largura, plataforma, um edifício terminal de passageiros de 5.100 metros quadrados e uma torre de controle, entre outras dependências.

Fonte: http://www.resumenlatinoamericano.org/2015/10/19/bolivia-evo-inaugura-el-aeropuerto-internacional-soberania-en-una-antigua-base-militar-de-eeuu/

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.