1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

231015 mujicaColômbia - Vermelho - O expresidente uruguaio, José “Pepe” Mujica, foi convidado pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) para fazer parte das negociações de paz realizadas em Havana, Cuba, desde 2012.


Durante uma coletiva de imprensa em Montevideo, Mujica disse que aceitou o convite, mas não esclareceu qual será seu grau de envolvimento no processo. “Como não poderia deixar de ser, me comprometi em colaborar porque entendo que isso é uma causa progressista. Conquistar a paz onde há cinquenta anos quem falam são os fuzis não é só a favor da Colômbia, é a favor da América Latina”, disse.

Mujica afirmou que o povo da América Latina merece ver a Colômbia conquistar a paz. Para ele, participar dos Diálogos de Paz em Havana é um “dever civilizatório em um mundo tão tumultuado”.
Em abril deste ano Mujica já havia falado sobre a possibilidade de ser mediador do processo de paz, no entanto, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, interveio e afirmou que a guerrilha “não teria mediadores”.

Diálogos de Paz

As negociações de paz tem avançado a passos largos e o povo colombiano vive um momento de otimismo. Recentemente o governo e as Farc firmaram um acordo que estabelece seis meses para encerrar o conflito.

Um dos negociadores da guerrilha, Iván Márquez, afirmou, na semana passada, que desta vez o processo de paz não vai fracassar, como já aconteceu outras vezes.

Do Portal Vermelho, Mariana Serafini, com informações da Telesur


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.