1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

180715 farc santosColômbia - O Diário - [Editores do Diário] A partir de 20 de Julho as FARC.EP decretam um cessar-fogo unilateral em todas as frentes de combate.


É a segunda vez que a organização revolucionária toma essa iniciativa. Esse primeiro gesto de paz foi interrompido quando o governo, ignorando-o, começou a bombardear acampamentos da guerrilha.

A atitude do presidente Juan Manuel Santos foi agora diferente. Como sempre ambíguo, considerou positivo o cessar-fogo fariano e anunciou como resposta uma «desescalada das ações militares» do Exercito também a partir do dia 20 do corrente mês. O seu discurso foi contraditório. Ameaçou por termo aos diálogos de paz de Havana se dentro de quatro meses não for positiva a sua avaliação dos resultados de quase três anos de que negociações na capital cubana. Mas findou a intervenção mudando de tom para afirmar que vê agora

«uma luz no fundo do túnel» e sente «confiança e esperança». E no domingo passado declarou «Vamos conseguir essa Paz que nos tem sido tao esquiva!».

Do balanço a que procederá dentro de meses dependerá a continuação dos diálogos de Havana ou a retomada em força da guerra. O presidente colombiano admitiu pela primeira vez um cessar-fogo definitivo antes da assinatura de um acordo de paz que assinalaria o fim de 50 anos de um conflito em que pereceram milhões de colombianos. O respeito pelo cessar-fogo será acompanhado por um representante da ONU e outro da UNASUR.

O povo colombiano reagiu com esperança às notícias sobre o cessar-fogo unilateral das FARC e às perspetivas de paz. Mas é cedo para conclusões otimistas. Juan Manuel Santos tem um currículo que não inspira um mínimo de confiança. Os colombianos não esquecem que foi ele, quando ministro de Uribe, quem concebeu e organizou, com a colaboração da CIA e da MOSSAD, o bombardeamento pirata do acampamento do comandante Raul Reyes, em Sucumbios,no Equador.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.