1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (0 Votos)

140715 imColômbia - Esquerda - As negociações para um acordo de paz tiveram progressos este domingo. A guerrilha das FARC e o governo colombiano acordaram um cessar-fogo com início a 20 de julho.


"O Governo Nacional, a partir de 20 de julho, colocará em andamento um processo de desescalada das ações militares, em correspondência com a suspensão de ações ofensivas por parte das Farc", diz o comunicado conjunto citado pela agência France Presse.

Noruega e Cuba são os mediadores das negociações do processo de paz desde 2012, um processo que sofreu um revés em maio deste ano, quando o último cessar-fogo, declarado unilateralmente pelas Farc, acabou ao fim de cinco meses, quando o governo bombardeou um acampamento da guerrilha. Desde então já morreram 22 militares e 14 guerrilheiros.

No passado dia 8, nas vésperas de nova ronda de diálogo em Havana, as Farc voltaram a anunciar um cessar-fogo unilateral para 20 de julho, com duração de um mês. Uma decisão que teve resposta positiva do governo este fim de semana. As duas partes deverão avaliar a situação daqui por quatro meses e as Farc admitem prolongar a trégua já declarada.

O conflito na Colômbia já custou 220 mil mortos nas últimas décadas. O atual ciclo de negociações já conseguiu acordos sobre participação política, reforma agrária, política de drogas e retirada de minas terrestres e um dos dossiers em aberto é o a reparação às vítimas do conflito que ainda divide o país.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.