1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

220415 mexMéxico - Prensa Latina - Pelo menos 22 dos municípios do estado mexicano de Guerrero estão vinculados com o crime organizado, admitiu hoje (21/04) o governador interino Rogelio Ortega.


Afirmou que em Iguala, onde há quase sete meses desapareceram 43 normalistas da escola rural de Ayotzinapa não conseguiram erradicar as cumplicidades estabelecidas pelo ex-prefeito José Luis Abarca, e tampouco com o caciquismo do ex-governador Ángel Aguirre.

A alguns deis de vencer a licença que por seis meses pediu Aguirre no cargo, Ortega admitiu em entrevista ao diário La Jornada que, face às eleições de junho, há pelo menos 22 municípios vinculados com o crime organizado, nos quais corresponde aos partidos apurar sobre seus candidatos.

Referiu-se às prefeituras de Tierra Caliente e os da Montanha alta, aqueles que colindam com Michoacán, Morelos, Puebla e Oaxaca.

Expressou que o tema das chamadas narcocandidaturas não pode ser ignorado quando o estado conta com prefeituras onde os grupos criminosos "se apoderaram praticamente dos territórios de cultivo e colheita de goma de ópio, que se obtém a partir da amapola. Guerrero é o primeiro produtor de goma de ópio no mundo", advertiu.

"Seria uma irresponsabilidade (não falar da possibilidade de candidatos vinculados com o narcotráfico), porque isso é parte do drama de Guerrero e parte do que eu chamo as heranças malditas", indicou.

Referiu-se à "grande massa de camponeses, povoadores da Montanha alta e da serra, que se convertem em presa fácil do crime organizado", devido aos atrasos ancestrais, à pobreza e à marginalização.

Uma vez que os narcotraficantes os tornam dependentes, em uma forma de escravidão moderna, sequestram adolescentes para torná-los pistoleiros, sequestradores, incluindo as jovenzinhas para o tráfico de pessoas".

O presidente interino admitiu que é essa zona onde se presume o vínculo das autoridades locais com o crime organizado. São 14 municípios da Costa Grande e da Costa Chica, e os da Montanha alta. Temos que reconhecer, porque nos golpeia na cara a tragédia de Iguala, concluiu.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.