1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (1 Votos)

030315 farcColômbia - Prensa Latina - A delegação das Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) e o governo desse país sul-americano prosseguem hoje suas negociações em procura de um acordo de paz para mais de meio século de conflito armado.


Ambas as partes se reuniram nesta capital durante a semana passada em separado e depois em conjunto com o ex-secretário da Organização das Nações Unidas, Kofi Annan. Em um dos encontros estiveram presentes os garantidores (Cuba- e Noruega).

Em suas declarações aos meios, Annan felicitou os progressos das conversas entre ambas as partes, ao mesmo tempo em que chamou às partes a conseguirem um acordo para pôr ponto final a este conflito. Daí a necessidade que cada qual jogue seu papel.

Uma adequada educação cívica -indicou Annan- daria a conhecer as causas da guerra e os benefícios da paz, e neste empenho devem participar as FARC-EP, o governo colombiano e os meios de difusão.

Quando se fala de paz -afirmou- há normas que cumprir e as discussões das partes devem continuar.

Continuaremos o apoio a este processo, existe respaldo da comunidade internacional pelo que não devem defraudá-la, pediu o ex-secretário geral da ONU.

Iniciados em novembro de 2012 em Havana os diálogos de paz para Colômbia adquiriram uma nova dinâmica com a incorporação das vítimas, que deporam e chamaram a manter os esforços por esse sonho nacional na mesa de conversas.

O conflito na Colômbia deixou ao redor de 6,5 milhões de vítimas, entre elas mais de 200 mil mortos, pelo que é crucial para conseguir a paz encontrar os mecanismos para seu reparo e assegurar a não repetição desses fatos.

Com Cuba e Noruega como garantidores e Venezuela e Chile na qualidade de países acompanhantes, estas conversas já conseguiram consensos nos pontos de reforma rural (maio de 2013), participação política das FARC-EP (novembro de 2013) e drogas ilícitas (maio de 2014).


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.