1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 (2 Votos)

Mujica5Uruguai - Opera Mundi - [Vanessa Martina Silva] Sem papas na língua, Pepe ficará eternizado por críticas ao capitalismo e pelo modo simples com que vive e encara a vida.


Conhecido pelo Fusca azul com que anda pelo Uruguai, o presidente José “Pepe” Mujica, que deixa o cargo neste domingo (01/03), se destacou, nos cinco anos em que ficou à frente do país, pela guinada progressista que colocou o Uruguai na vanguarda latino-americana ao legalizar o aborto e regulamentar a venda e consumo de maconha, além de aprovar a lei de meios.

Avesso às homenagens e desapegado às formalidades que o cargo pressupõe, "el Pepe" tem como outra característica peculiar a sinceridade com que emite sua opinião. Conheça 15 frases que sintetizam parte do pensamento do líder tupamaro, que passou 14 anos detido, vítima da perseguição da ditadura militar que governou o Uruguai entre 1973 e 1985.

Frases:

1.   "Para mim é um emprego qualquer. Tomo banho e vou trabalhar"

Sobre como encara o cargo de presidente

2. “Nós políticos temos que viver como vive a maioria e não como vive a minoria”

Em reflexão sobre o exercício da política

3.   “Não sou pobre, sou sóbrio. Vivo somente com o justo para que as coisas não me roubem a liberdade"

Ao recusar o título de presidente mais pobre do mundo ainda argumentou que "se tivesse muitas coisas, gastaria tempo cuidando delas e não fazendo o que me motiva”. 

4.“ Arrasamos as selvas e implantamos selvas de cimento"
 
Para Mujica, hoje pensamos que somos felizes, mas "enfrentamos o sedentarismo com esteiras, a insônia com remédios e estamos deixando de ser humanos” 
 
5.   Este mundo está louco porque se surpreende com o normal”
 
Em crítica à comoção por seu estilo de vida. "O que chama a atenção do mundo? Que vivo em uma casa simples, que ando em um carrinho velho. Essas são as novidades?" 
 
6.   “Sou do Sul e carrego milhões de pessoas pobres na América Latina"
 
Em um dos discursos mais celebrados já feitos na ONU, falou em nome das "culturas originárias esmagadas, do bloqueio inútil a Cuba" e disse carregar "a dívida social e a necessidade de defender a Amazônia, os rios e de lutar por pátria para todos”. 
 
7.   “O deus mercado organiza a economia, a vida e financia a aparência de felicidade. Parece que nascemos só para consumir e consumir"

"E quando não podemos, carregamos a frustração, a pobreza e a autoexclusão”, disse em crítica ao capitalismo no discurso na ONU

8.  "A vida escapa e se vai minuto a minuto e não podem ir ao supermercado comprar a vida. Então lutem para vivê-la, para dar conteúdo a ela”

Falando aos jovens, criticou o fútil e defendeu que cada um deve ser autor do caminho de sua própria vida, em discurso na Unasul 

9.   “Eu não me comovo com esta homenagem, daqui sairei o mesmo velho que sou"

Após receber homenagem da Unasul em 2014

10.  “Não há nenhum vício bom, nenhum salvo o do amor”.

Ao comentar, em entrevista à CNN, o uso e a legalização do uso e comercialização da maconha no país

11. “O homem médio às vezes sonha com férias e liberdade. Sempre sonha em pagar as contas, até que um dia o coração para e adeus”

Ao comentar o modo de vida ocidental, ressaltou ainda que pessoas vivem entre as financeiras e o tédio rotineiro dos escritórios

12.  "Esta velha [Cristina Kirchner] é pior que o caolho [Néstor Kirchner] (...) o caolho era mais político, ela é teimosa"

Sem saber que o microfone estava aberto, ao criticar os entraves ao comércio regional impostos pela Argentina. O chanceler argentino no Uruguai chegou a ser convocado para prestar esclarecimento à Casa Rosada. Após as declarações, Mujica pediu desculpas publicamente.

13. “O México é um Estado falido onde a vida humana vale menos que a de um cachorro. A situação lá é pior do que em uma ditadura”

A respeito do desaparecimento dos 43 estudantes mexicanos. Declaração causou mal-estar entre os governos

14. “Existem pessoas que lutam por direitos, entre as quais correntes feministas, mas das uruguaias submersas, cheias de criança, ninguém se lembra”

Ao comentar posição de militantes que pedem oportunidades para mulheres ocuparem todas as posições na sociedade

15. “Graças à vida estou vivo. Que tenho para reclamar? Há coisas que não têm conserto. Eu sou um velho, mas vivo pensando para frente"

Ao visitar o presídio em que cumpriu pena, afirmou ainda que sua preocupação "é o que vai acontecer em trinta anos, para onde irá o mundo e os outros. Isso [o período em que ficou preso já passou”.


Diário Liberdade é um projeto sem fins lucrativos, mas cuja atividade gera uns gastos fixos importantes em hosting, domínios, manutençom e programaçom. Com a tua ajuda, poderemos manter o projeto livre e fazê-lo crescer em conteúdos e funcionalidades.

Microdoaçom de 3 euro:

Doaçom de valor livre:

Última hora

Quem somos | Info legal | Publicidade | Copyleft © 2010 Diário Liberdade.

Contacto: info [arroba] diarioliberdade.org | Telf: (+34) 717714759

Desenhado por Eledian Technology

Aviso

Bem-vind@ ao Diário Liberdade!

Para poder votar os comentários, é necessário ter registro próprio no Diário Liberdade ou logar-se.

Clique em uma das opções abaixo.